O combate aos incêndios florestais e às queimadas no Amazonas terá uma força maior nos trabalhos de preservação ao meio ambiente. O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública no combate aos incêndios e queimadas nos municípios de Humaitá, Lábrea e Novo Aripuanã. As operações serão desenvolvidas até o dia 15 de novembro.
A definição do apoio dos militares foi publicada nesta sexta-feira, 15, na portaria publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira.
A Força Nacional também vai atuar “em atividades de defesa civil em defesa do meio ambiente e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, na operação Guardiões do Bioma – Combate a Queimadas e Incêndios Florestais – 2022”.
A operação terá o apoio logístico do órgão demandante, que deverá dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública.
SAIBA MAIS: Projeto de reflorestamento de áreas queimadas causa polêmica em debate na CMA
O contingente que será disponibilizado vai seguir o planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A portaria terá validade até o dia 15 de novembro de 2022.