A Força Aérea Brasileira já está organizando a segurança dos céus de Parintins para o 58º Festival Folclórico, que acontece no final de junho. Nesta quarta-feira (21/5), o Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV) realizou uma reunião com autoridades e representantes de empresas aéreas para alinhar os detalhes da “Operação Parintins 2025”.
A operação vai acontecer entre os dias 19 de junho e 1º de julho, mas os militares chegam à ilha no dia 9 para começar a montagem dos equipamentos. O objetivo é garantir que todos os voos comerciais e particulares ocorram com segurança durante o evento.
Segundo o tenente-coronel Luiz Mário de Arruda Victório Júnior, que lidera a operação, cerca de 38 militares estarão envolvidos. Eles se dividirão entre equipes técnicas e de controle de tráfego, trabalhando em turnos de 12 horas, sem interrupções. Serão 12 especialistas em elétrica e eletrônica, 15 controladores de voo, além de profissionais de apoio administrativo e logístico.
A expectativa é que mais de mil voos sejam registrados durante o período do festival, superando os cerca de 980 voos que aconteceram no ano passado. A missão é coordenada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), com o foco de proteger o espaço aéreo e dar suporte a quem chega para participar da festa.
De acordo com o tenente-coronel Gustavo Erivan Bezerra Lima, chefe da área técnica do CINDACTA IV, durante o festival o aeroporto de Parintins, que normalmente recebe apenas três voos por semana, pode chegar a registrar até 100 movimentos aéreos por dia.
Leia mais
Seis estudantes cantam música de estupro e viram alvos da polícia em Manaus
Advogada relata que cliente quer brigar por guarda de “bebê reborn” na justiça
Os controladores que vão trabalhar na missão passarão por treinamentos em Manaus e, depois, em Parintins. A previsão é que estejam totalmente preparados até o início da operação, no dia 19.
Força aérea apresenta normas para aeroporto de Parintins
Durante a reunião, também foram apresentadas as normas que estarão em vigor no aeroporto Júlio Belém durante o período do evento. As regras serão divulgadas por meio de comunicados oficiais para pilotos e companhias aéreas, garantindo segurança e organização nos pousos e decolagens.
Participaram do encontro o prefeito de Parintins, Mateus Assayag, o vereador Telo Pinto, representantes da Casa Militar, da Azul Linhas Aéreas, do aeroporto local, de empresas de táxi aéreo, da Secretaria de Cultura do Amazonas e dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido.