Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Encerramento do FAO 2025 traz “As Bodas de Fígaro” ao palco do Teatro Amazonas

Encerramento do FAO 2025 traz “As Bodas de Fígaro” ao palco do Teatro Amazonas

Ingrid Galvão
Por Ingrid Galvão | 14/05/25 às 20:15h

Encerrando com chave de ouro a 26ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO), a divertida e envolvente ópera “As Bodas de Fígaro”, de Wolfgang Amadeus Mozart, sobe ao palco do Teatro Amazonas nos dias 14, 16 e 18 de maio, prometendo conquistar o público com sua genialidade cômica e sua crítica social atemporal.

Considerada uma das maiores obras-primas da ópera cômica, a trama se passa em um único dia cheio de confusões no castelo do Conde Almaviva. O esperto Fígaro e sua noiva Susanna tentam se casar, mas enfrentam os constantes avanços do Conde sobre a jovem. Com a ajuda da Condessa, os dois arquitetam um plano engenhoso para desmascarar o nobre e garantir sua união. Trocas de identidade, mal-entendidos e intrigas recheiam a narrativa, conduzindo o público a um desfecho leve, divertido e conciliador.

Com sua combinação de humor refinado, crítica social e música brilhante, “As Bodas de Fígaro” promete encantar tanto os amantes da ópera quanto o público em geral.

Para o secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Caio André, o encerramento da programação com uma obra-prima de Mozart, representa o impacto transformador do festival.

“Esta obra simboliza o amadurecimento e a força da cultura amazonense. O FAO é mais do que um evento artístico, é uma plataforma que projeta nosso Estado internacionalmente, movimenta a economia criativa e reafirma o Teatro Amazonas como um dos grandes palcos do mundo”, destaca o secretário.

O Festival conta com cerca de 280 pessoas envolvidas na produção do evento, entre técnicos, solistas, coro e orquestra.

Festival de Ópera inova em 2025

Criado em 1997, o Festival Amazonas de Ópera gerou importante impacto para a cultura e a economia criativa manauara. A partir do evento, os corpos artísticos do Estado começaram a ser montados e toda uma cadeia de trabalho da economia criativa foi estruturado, com destaque também para a expansão do setor hoteleiro e gastronômico no entorno do Teatro Amazonas.

Para a diretora-executiva do FAO, Flávia Furtado, o evento iniciou uma nova fase em sua trajetória, onde os acordos e a internacionalização serão cada vez maiores.

“O fato de a gente ter expandido o Corredor Criativo da Amazônia, que foi um acordo que nasceu em 2022 entre as secretarias de Estado do Pará e do Amazonas, a gente agora está expandindo para Colômbia, Venezuela e para o Chile. Isso mostra essa liderança potente que o festival tem e coloca o Amazonas num patamar que nenhum outro estado do Brasil tem”, reforçou.

A programação e bastidores do evento podem ser conferidos no perfil oficial do Festival no Instagram, pelo @culturadoam e @festivalamazonasdeopera.