Escola de samba A Grande Família suspende membros do Conselho Fiscal e convoca assembleia extraordinária

O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba A Grande Família publicou atos administrativos que tratam de medidas disciplinares internas e da convocação de uma assembleia geral extraordinária. Os documentos foram datados de 18 de janeiro de 2026 e divulgados por meio das redes sociais, pela Diretoria Executiva da agremiação, com sede no bairro São José Operário, na zona Leste de Manaus.
Por meio do Ato Administrativo nº 01/2026, a direção da escola determinou a suspensão, pelo prazo de 30 dias, de três associados que integram o Conselho Fiscal. A medida atinge João Avelino, Alysson Souza e Jucicleide Cardoso. Durante o período de suspensão, os associados ficam impedidos de exercer qualquer função, atribuição ou ato em nome da entidade, inclusive no âmbito do próprio conselho.
De acordo com o documento, a penalidade tem como fundamento dispositivos do Estatuto Social que preveem sanções em casos de insubordinação grave ou descumprimento de deveres estatutários. A diretoria aponta que a decisão está relacionada a uma tentativa de afastamento do presidente da Diretoria Executiva sem respaldo no estatuto da agremiação, conduta que, em tese, caracterizaria infração grave às normas internas.
O ato administrativo também assegura o direito ao contraditório e à ampla defesa. Os associados suspensos podem apresentar pedido de reconsideração no prazo de 15 dias, contados a partir da ciência formal da decisão. Após a apuração dos fatos e eventual análise do pedido, a Diretoria Executiva deverá elaborar um relatório circunstanciado para posterior apreciação da Assembleia Geral.
Veja a publicação:
Saiba mais:
Em artigo no New York Times, Lula critica ações dos EUA na Venezuela
Pesquisa inédita com genoma protege espécies de peixes da Amazônia
Além da aplicação da penalidade, a escola de samba publicou um Edital de Convocação de Assembleia Geral Extraordinária. A reunião está marcada para o dia 23 de janeiro de 2026, na sede da entidade, com primeira chamada às 20h e segunda chamada às 20h30, caso não seja alcançado o quórum necessário na primeira convocação.
A ordem do dia prevê a eleição de suplentes do Conselho Fiscal, em razão da vacância de cargos, conforme estabelece o Estatuto Social. A assembleia será aberta a todos os associados em pleno gozo de seus direitos estatutários.
Veja o post:
Em conjunto, os documentos indicam um momento de reorganização interna da agremiação, com a adoção de medidas disciplinares e a recomposição do Conselho Fiscal por meio de deliberação dos associados.






