33.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

“É muita fumaça, e isso tá dificultando a navegação no rio Madeira”: Capitão e representante de sindicato falam sobre impacto de queimadas

Publicado em:

- Anúncio -

Antônio Brito, representante do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Fluvial do Amazonas, falou nesta quinta (29/8) à Rede Onda Digital, no programa Onda do Povo, sobre o estado atual da navegação nos rios durante a época de estiagem severa, e como a fumaça constante sobre o estado vem prejudicando o transporte fluvial.

Brito afirmou:

“A navegação no rio Madeira já foi suspensa pelas autoridades marítimas. Nessa época, eles já cortam a navegação noturna devido às precariedades do Madeira. E com essa fumaça toda baixando dentro do rio, fica muito complicada a navegação. Isso dificulta muito, porque os práticos que fazem esse serviço precisam ter um ponto de referência nas margens do rio. Apesar de hoje nós termos aparelho de auxílio à navegação, ele por si só não é suficiente. Nós precisamos ter visibilidade daquilo que estamos fazendo. O Madeira, ele canaliza nessa época, e muitos trechos ficam estreitos. Então, a gente precisa ver o que tá fazendo.

Quando você tem um rio cheio de fumaça que não te dá visibilidade, fica meio difícil de navegar e é melhor parar”.

Veja abaixo:


Leia mais:

Ufam suspende aulas presenciais devido à fumaça das queimadas

Manaus amanhece encoberta por fumaças e qualidade do ar fica ‘péssimo’


Além disso, o Onda do Povo também conversou com o capitão José Maria Moura, que comanda uma embarcação navegando pelo rio Madeira. Ele falou sobre as dificuldades que a fumaça causa à navegação.

Ele disse:

“Está muito forte a fumaça. Nesse caso, a navegação fica restrita, ela fica zero. O sol sai, mas a gente não vê praticamente ele. É muita fumaça, e isso tá dificultando a navegação no rio Madeira. Tem muitos comboios, tanto de petróleo quanto de soja, abarrancados já há dois dias, por conta da fumaça.

De Porto Velho a Santarém, que é o trajeto que eu faço, o normal era uma viagem de 120 horas, 140 no máximo, e agora tá indo pra quase 300 horas. É um impacto muito grande. Até mesmo pra nós, tripulantes, porque a gente fica exausto. Além disso, é como se a gente estivesse vetado de trabalhar”.

Veja abaixo:

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Fórum GD Norte
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Radio Onda Digital

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Últimas Notícias

- Anúncio -
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
Siga-nos no X
Rádio Onda Digital
TV Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -