Manaus registrou nesta quarta, 27, o dia mais quente do ano até agora: Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros da capital amazonense chegaram a 38,7ºC, por volta das 15h da tarde.
A umidade relativa do ar variou entre 39% e 49%. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal é entre 60 e 80%.
Leia mais:
VÍDEO: David Almeida decreta situação de emergência em Manaus
VÍDEOS: Com fumaça sobre Manaus, sistema aponta bairros mais afetados; Saiba quais
E de acordo com a concessionária Amazonas Energia, a capital amazonense alcançou um pico histórico de consumo de energia na noite de quarta: durante o verão, o consumo de Manaus – cidade com população estimada em mais de 2 milhões de habitantes – pode chegar próximo de 1.600 MW.
Porém, na noite de quarta Manaus atingiu 1.709 MW de consumo na noite de quarta-feira. No mesmo período, em 2022, o maior pico do ano foi de 1.588 MW, em 28 de setembro. Ou seja, houve um aumento de 7% em relação ao esperado para o período.
Segundo a Amazonas Energia, o pico foi atingido por volta das 21h. Devido ao consumo, 500 ocorrências de emergência foram registradas, e aproximadamente 15 transformadores precisaram ser substituídos.
Em menos de uma semana, foram observados em Manaus três recordes de temperatura.