Defesa Civil do Amazonas emite alertas de chuvas intensas e de qualidade do ar

(Foto: Divulgação)
A Defesa Civil do Amazonas divulgou, na manhã deste sábado (18/10), uma série de avisos e recomendações por causa do tempo instável, do risco de queimadas e da piora na qualidade do ar em partes do estado.
Há previsão de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, com possibilidade de até 50 milímetros no dia, e ventos de 40 a 60 quilômetros por hora entre a manhã deste sábado e as 9h de domingo. O órgão cita baixo risco de corte de energia, queda de galhos, alagamentos pontuais e descargas elétricas. O aviso vale para municípios das calhas do Rio Negro, Alto e Médio Solimões, Médio Solimões, Baixo Solimões, Juruá, Purus, Alto e Médio Madeira, Médio e Baixo Amazonas.
Leia mais:
Alerta de alagamento da Defesa Civil gera repercussão nas redes sociais em Manaus
Chuva provoca falta de energia em vários bairros de Manaus
O monitoramento da qualidade do ar aponta situação moderada em cidades como Manaus, Iranduba, Presidente Figueiredo, Novo Airão, Careiro da Várzea, Silves, Maués, Barreirinha, Parintins, Tefé, Coari, Codajás, Careiro, entre outras. Pessoas sensíveis, como crianças, idosos e quem tem doenças respiratórias ou cardíacas, podem apresentar tosse seca e cansaço.
Em Boca do Acre, o alerta é mais severo. A qualidade do ar está ruim, com concentração de material particulado fino entre 50 e 75 microgramas por metro cúbico na média de 24 horas. Pessoas podem ter sintomas como ardência nos olhos, nariz e garganta.
