A cantora Joelma agora é oficialmente cidadã amazonense. A artista recebeu o título na tarde desta segunda-feira (22) por parlamentares na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). A ocasião foi marcada por homenagens, emoção, e claro, música.
O título foi entregue à Joelma dois dias após a cantora lotar o Sambódromo de Manaus em um show histórico. A homenagem foi proposta pela ex-deputada Therezinha Ruiz (União Brasil) em maio de 2022, sendo sancionada pelo governador Wilson Lima em dezembro do ano passado. A justificativa, segundo Ruiz, é de que a artista “conquistou a população amazonense através do seu trabalho, carisma e talento”.
Segundo Therezinha, a artista ajudou a fomentar a economia local e gerar empregos com seus shows no estado. A proposta também destaca o apoio da cantora na crise de oxigênio durante a pandemia em janeiro de 2021, além das inúmeras demonstrações de amor pelo estado do Amazonas.
“Agradeço pelo carinho que você tem demonstrado pelo nosso estado. Conhecemos cantores famosos, que andam o mundo, mas a Joelma representa o Norte”, disse Ruiz ao exaltar a identificação da cantora com a cultura da região.
Leia mais:
Câmara instala CPI do MST com deputados de direita no comando
Raiff Matos cria constrangimento ao trazer show de MC Pipokinha para plenário na CMM
Homenagens e música
A cerimônia começou com muitas homenagens para a artista. No plenário da Aleam, fãs de Joelma puderam acompanhar de perto o momento, que teve início com a exibição de um trecho do DVD “Isso é Calypso”, gravado em Manaus no ano passado. Em seguida, Joelma foi convidada a cantar com artistas locais.
Quebrando protocolos, um fã de origem indígena foi convidado a falar em nome de todos os admiradores da cantora na região norte e destacou a paixão por Joelma. Já a cantora, que se emocionou com o discurso, agradeceu pelo carinho.
“Muito obrigada Manaus. Agradeço muito a Deus por esse povo, esse lugar e a cultura do Norte que me permite mover forças que eu não tenho para continuar. Eu quero andar sempre de mãos dadas com vocês”, disse em lágrimas Joelma, agora cidadã amazonense.
*Colaborou o repórter Leonardo Matheus