A cidade de Coari, a 363 quilômetros de Manaus, pode ganhar uma base do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) em breve. O planejamento para a implantação da unidade foi discutido nesta segunda-feira (31) em uma reunião entre o comandante-geral da corporação, Orleilso Muniz, e o vice-prefeito do município, Emanoel Pinheiro.
A expansão do CBMAM no estado ocorrerá com a criação de Grupamentos de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIP). O encontro aconteceu na sede da corporação, na Av. Codajás, bairro Petrópolis, zona sul de Manaus.
“O governador Wilson Lima determinou que possamos chegar no maior número de municípios possível. Quem ganha certamente é o município porque terá estruturas robustas do Corpo de Bombeiros em benefício da comunidade do município”, afirmou o comandante-geral da corporação.
O projeto vai implantar bases em 21 municípios do interior para ampliar a cobertura de atendimento do Corpo de Bombeiros. A iniciativa é uma ação integrada entre os governos Federal, Estadual e Municipais, por meio de convênios. O investimento é no valor de R$ 21 milhões, via Ministério da Justiça e Segurança Pública. Viaturas, equipamentos, capacitação de brigadistas e efetivo para comandar os Grupamentos fazem parte do investimento do projeto.
Leia mais:
Abrasel no Amazonas promove cerimônia de posse do novo Conselho de Administração e Fiscal
Na semana de avanços LGBTQIAPN+ no Brasil, Amazonas segue em silêncio
Durante o mês de fevereiro, o CBMAM se reuniu com prefeitos e vereadores das cidades de Boca do Acre, Maués, Manaquiri, Boa Vista do Ramos, Envira, Tefé e Manicoré, além de Tapauá e Jutaí durante o mês de março. O objetivo também era alinhar estratégias para a implantação de bases da corporação nessas cidades.
“Somos gratos porque Coari necessita do bombeiro militar para que a gente possa dar o apoio às demandas que existem no nosso município. Governador Wilson Lima, muito obrigado. Iremos fazer um grande trabalho em conjunto”, afirmou o vice-prefeito da cidade, Emanoel Pinheiro.