O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) desembarcou na madrugada desta quinta-feira (16/05), em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Os 15 bombeiros do Amazonas se apresentaram ao Comitê de Crise. A equipe foi enviada para auxiliar nas ações de busca e resgate de vítimas das fortes chuvas e enchentes que atingem o estado do RS.
Ao chegarem em Porto Alegre, os bombeiros receberam o plano de atuação das forças de salvamento e resgate. A primeiras atuação da equipe acontecerá na cidade de Lajeado. Conforme o tenente Rodolpho Carepa, comandante da missão dos bombeiros do Amazonas no Rio Grande do Sul, inicialmente, a tropa foi recebida no Comando Geral do Corpo de Bombeiros do RS.
“Chegamos a Porto Alegre no início da madrugada. Agora pela manhã reunimos com o comando de incidentes e foi definido que nossa área de atuação será na cidade de Lajeado, juntamente com outras equipes de bombeiros. Partiremos, ainda agora pela manhã, ao município e, chegando lá, faremos o mapeamento da área para iniciar as ações conforme demanda”.
Os militares partiram de Porto Alegre por volta das 10h, no horário de Brasília, com destino à cidade de Lajeado.
Saiba mais:
Polícia desarticula quadrilha suspeita de pedir Pix falso para vítimas das enchentes no RS
Ao todo, a equipe enviada é composta por dois mergulhadores, três guarda-vidas, dois especialistas em salvamento terrestres, um em desastres naturais, um em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e seis especialistas em resgate em estruturas colapsadas.
Após anúncio feito pelo governador Wilson Lima, de envio da tropa para suporte ao Governo do Rio Grande do Sul, a equipe do CBMAM partiu, no dia 10 deste mês, com saída de Manaus. A viagem teve duração de seis dias, em virtude das difíceis condições logísticas de acesso à área atingida. Os militares saíram de Manaus em balsa e depois seguiram o trajeto pela BR-319.