O Amazonas Green Jazz Festival segue com agenda de eventos e neste sábado e domingo (22 e 23/07), o público confere um line-up de cinco shows com atrações nacionais e internacionais no centenário Teatro Amazonas, e um pocket show gratuito na Casa do Jazz, rua José Clemente, no Centro.
A programação de sábado, 22, começa às 20h, com a pianista Heloísa Fernandes. Considerada uma das mais talentosas na cena instrumental brasileira, Heloisa foi finalista do prêmio Visa Instrumental e realizou turnês no Brasil e Estados Unidos. Em seguida, às 21h, é a vez do Quinteto Flow, grupo manauara conhecido no circuito noturno por apresentar um repertório eclético.
Já às 22h, para fechar a noite, Melissa Aldana Quartet, a artista sul-americana mais aclamada da atualidade. Aos 24 anos, Melissa venceu o prêmio Thelonious Monk Jazz e, em 2016, foi apontada como uma das 25 artistas mais promissoras pela revista DownBeat, que a premiou como Estrela em Ascensão, em 2022.
No domingo, 23, quem sobe ao palco é Jonathan Kreisberg Quartet, às 19h. Ele começou a estudar guitarra aos 10 anos, após a sua família se mudar para Miami, onde foi admitido na New World School of Arts, aos 16 anos. Jonathan desponta entre os mais promissores e mescla jazz com música eletrônica.
A noite segue com Felipe Salles Sextet, às 20h30. Uma referência internacional, ele é brasileiro, mas mora nos EUA há muitos anos, trabalhando com a nata do jazz em concertos pelo mundo e lecionando na University of Massachusetts. No palco, também estarão a trompetista norte-americana Nadje Noordhuis, professora na Manhattan School of Music, Berklee College of Music e na Hunter College; e a compositora norte-americana Natalie Cressman, referência no canto e no trombone.
Os ingressos para o Amazonas Green Jazz Festival custam a partir de R$ 10 e são adquiridos presencialmente na bilheteria do Teatro ou no site: www.amazonasgreenjazzfestival.com.br.
Leia mais:
Com entrada gratuita, confira as apresentações folclóricas deste fim de semana em Manaus
Com show de Joelma, Festa do Cupuaçu inicia na sexta (28)
Casa do Jazz
No domingo, 23, às 17h30, o público acompanha o pocket show gratuito da Orquestra de Repertório Popular (ORP), coletivo que representa o Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro.
Sob comando do maestro Ênio Pietro, o grupo reúne mais de 10 musicistas com habilidades em instrumentos de sopro e de base. Atualmente, o coletivo também integra a Amazonas Band.
O pocket show será realizado em frente à Casa do Jazz, na rua José Clemente, 564, ao lado do Teatro Amazonas, no Centro.
Sobre o festival
A edição deste ano do Amazonas Green Jazz Festival, intitulada “Ella’s”, faz uma homenagem às vozes femininas do jazz, especialmente para a cantora norte-americana Ella Fitzgerald (1917-1996).
O evento é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural. Além disso, tem apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Manauara Shopping e Hotel Juma Ópera, com produção da Iai Promoções.
O diretor artístico do Festival, o regente Rui Carvalho, reconhece a importância da pauta no evento e no Jazz como um todo.
“A área da música sempre revelou grandes mulheres, ainda que este reconhecimento não viesse à tona. Nesta edição, decidimos contribuir na pauta e garantir o espaço que sempre foi delas. Sem dúvidas: o público vai gostar muito do que preparamos. Venham todos”, convida o maestro.
Com uma ampla programação entre os dias 21 e 30 de julho, o festival acontece no Teatro Amazonas. Além de promover palestras gratuitas, a edição traz exposições na Casa do Jazz, o Jazz no Flutuante, o circuito “Aqui tem Jazz” e outras atividades.