O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) decidiu dar prosseguimento a uma denúncia contra a Amazonas Energia e a Prefeitura de Humaitá para investigar a falta de cumprimento do programa “Luz para Todos”, e assim levar eletricidade a todos os habitantes da zona rural do município, conhecido como, na comunidade de Caxiri, situada a 701 quilômetros de Manaus.
“Viemos até vossa excelência para denuncia, o senhor excelência prefeito José Sidinei Lobo do nascimento pelo não cumprimento da luz para todos da comunidade do caxiri. A mesma foi contemplada com a luz, e só tem três casa com luz e tem 53 casa sem luz, dentro da comunidade o senhor prefeito ficou com a reponsabilidade de coloca a luz já foi feito batido/todo o ponto da linha do projeto foi tirado foto e já faz 2 anos que a comunidade está sem luz”, diz parte da Notícia de Fato recebida pelo promotor de justiça Weslei Machado.
Criado em 2003, no primeiro governo do presidente Lula, o Programa Luz para Todos é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério de Minas e Energia (MME). O objetivo principal do programa continuou o mesmo na segunda fase, ou seja, propiciar o atendimento em energia elétrica à parcela da população do meio rural que ainda não possuía o acesso a esse serviço público.