A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenaria Amazonas (AJEB-AM) realiza, neste sábado (14/12), o lançamento da 1ª Antologia das Ajebianas do Amazonas, às 9h30, no Palacete Provincial, localizado na Praça Heliodoro Balbi, no Centro de Manaus.
O evento é aberto ao público, com entrada gratuita. A obra reúne o talento e a paixão de jornalistas e escritoras do Brasil, mais especificamente da região do Amazonas.
A antologia recebe como coautoras grandes jornalistas e escritoras atuantes no Amazonas, como: Paula Litaiff, Rebeca Beatriz, Saskya Canizo, Mazé Mourão, Nancy Segadilha, Neylany Feitosa, Lena Macena, Nubia Litaiff, Raimunda Gil, Rita Alencar, Amanda Montenegro e Lauristela Rocha.
Apesar de ser uma associação de mulheres voltada para a escrita, a entidade, neste livro, busca destacar personalidades femininas que transformaram vidas dentro do jornalismo reescrevendo a história, a partir do pioneirismo de suas conquistas. É um resgate de personagens inspiradoras das mais belas histórias da realidade.
Leia mais:
Histórias da vida de Amazonino Mendes são lançadas em livro
No G20, Brasil, ONU e Unesco lançam Iniciativa Global sobre Mudanças do Clima
A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil é um organismo nacional criada em 1970 e conta com várias coordenadorias pelo país.
No Amazonas, a entidade foi criada em 2018, visando valorizar o protagonismo feminino por meio da escrita. É uma organização literária, apartidária e sem fins lucrativos. Tem como lema: “A perenidade do pensamento pela palavra”.
Em âmbito nacional, a Ajeb foi criada em 8 de abril de 1970, visando ampliar a participação da mulher no espaço editorial e literário, difundindo o pensamento feminino na sociedade. O lema da entidade é: “A perenidade do pensamento pela palavra”. A AJEB nacional é conduzida pela jornalista Renata Dal-Bó.