De acordo com as primeiras informações repassadas pelo governo Estado do Amazonas, durante coletiva no início da noite deste sábado(16), a aeronave teria derrapado logo após o pouso no aeroporto do município de Barcelos (399km de Manaus), durante forte chuva.
A aeronave modelo Bandeirantes saiu de Manaus por volta das 12h e, ao tentar pousar na pista, teria deslizado. De acordo com informações de autoridades, a forte chuva que caía no município pode ter sido a principal causa do acidente.
Os passageiros iam ao local para praticar pesca esportiva.
Por meio de nota, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) confirmou que investigadores do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VII), de Manaus, órgão regional do Cenipa, foram acionados para atender a queda do avião de matrícula PT-SOG.
DEFESA CIVIL
Na manhã deste sábado (16), por volta das 8h a Defesa Civil alertou sobre as possibilidade de tempestade.
A alerta dizia:
Possibilidade de Tempestade local/Convectivas- Chuvas Intensas na região do AM.
O Imagem de radar do indica aproximação de sistema convectivo, com potencial para provocar chuva de intensidade moderada a forte, com possibilidade de rajada de vento e acumulado pontual de chuva.
O acidente
A aeronave do modelo Embraer EMB-110 Bandeirante levava os 12 turistas a bordo, além do piloto e do copiloto. O avião saiu da capital com destino à cidade de Barcelos, no interior do estado, conhecida pelo turismo de pesca. A queda aconteceu quando o avião tentava pousar na cidade. Chovia forte no momento do desastre.