As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Cavalo Caramelo, resgatado das enchentes no RS, recebe microchip para identificação

Cavalo Caramelo, resgatado das enchentes no RS, recebe microchip para identificação

Cavalo Caramelo está na Universidade Luterana Brasileira (ULBRA), em Canoas
(Foto: Instagram/Ulbra Canoas)

O cavalo Caramelo, lembrado por ter virado um símbolo dos desastres ambientais de maio deste ano no Rio Grande do Sul, ganhou um microchip para a sua identificação. O procedimento foi realizado no Hospital Veterinário da Ulbra, em Canoas-RS, onde o animal segue em recuperação após ter sido resgatado em cima do telhado de uma casa.

Em comunicado feito pela Ulbra, a universidade explica que o procedimento se dá através de injeção subcutânea ou intramuscular, que injeta o microchip no animal. A identificação é feita através de um número único que pode ser lido por um scanner.

A prática é uma forma de identificação muito rápida, e pouco invasiva, bastante adotada em cães e gatos. Ainda seja relativamente pouco usada no Brasil, é comum em vários países.


Leia mais:

VÍDEO: Cavalo solto na rua dá coices em moradores em São Paulo

Microexplosão provoca estragos em cidade do Rio Grande do Sul


A microchipagem permite a identificação do animal, fornecendo um número que ele levará para sempre, com os seus dados de cadastro, além de outras informações que vão facilitar o reconhecimento. A partir dele, dados como a espécie, raça, medicações diárias, condições de saúde, vacinas e características especiais estão acessíveis. O chip não funciona como um GPS, fornecendo a localização do animal.

Relembre o caso

O cavalo foi filmado em cima de um telhado, onde permaneceu por vários dias sem comida ou água. O animal foi resgatado em 9 de maio, num esforço de bombeiros e veterinários. Veja a cena:

Apesar de debilitado, o cavalo sobreviveu. Várias pessoas, incluindo influenciadores e famosos, se ofereceram para ficar com o animal, após a exposição do caso.

*Com informações de CNN Brasil