As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Lua de Sangue: eclipse total mais longo do ano acontece neste domingo

A fase total, em que a Lua fica completamente imersa na sombra da Terra
Lua de Sangue: eclipse total mais longo do ano acontece neste domingo

(Foto: Istock)

O céu reserva um espetáculo raro neste domingo (7/9) com o segundo eclipse lunar total do ano, considerado o mais longo desde 2022. O fenômeno, popularmente chamado de “Lua de Sangue” devido à tonalidade avermelhada que a Lua adquire, não será visível do Brasil — mas poderá ser acompanhado em transmissões ao vivo pelo YouTube.

No Brasil, o Observatório Nacional exibirá o evento pelo programa O Céu em sua Casa, a partir das 12h (horário de Brasília).

Segundo o portal Time and Date, o eclipse poderá ser visto em sua totalidade apenas na Ásia, África, Europa e Austrália. No Brasil, apenas parte da fase penumbral será perceptível em alguns pontos do litoral leste.

A fase total, em que a Lua fica completamente imersa na sombra da Terra, terá 1 hora e 22 minutos de duração, alcançando cerca de 76% da população mundial — 6,2 bilhões de pessoas.

Por que a Lua fica vermelha?

A cor avermelhada, que dá origem ao apelido “Lua de Sangue”, não tem base científica, mas é explicada pela refração da luz solar na atmosfera terrestre. Esse filtro natural impede a passagem de ondas azuis e verdes, deixando apenas tons vermelhos e alaranjados iluminarem a superfície lunar.


Leia mais

WhatsApp deve ganhar função “amigos próximos” em breve, igual ao Instagram

Veja os produtos e serviços mais estranhos encontrados no marketplace


A astrônoma Cristiane Costa, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), detalha:

“Durante o eclipse, a Lua passa pela sombra da Terra, mas ainda recebe luz solar desviada pela atmosfera. Essa luz, mais alaranjada ou avermelhada, varia de acordo com a posição da Lua no cone de sombra e com fatores como poeira e nuvens na atmosfera.”

O próximo eclipse solar acontece em 21 de setembro, enquanto o próximo eclipse lunar total só será visto em março de 2026.

Principais horários do eclipse (horário de Brasília):

Início da penumbra: 12h28

Início do parcial: 13h27

Início do total: 14h31

Máximo: 15h12

Fim do total: 15h53

Fim do parcial: 16h57

Fim da penumbra: 17h55

*Com informações da Jovem Pan.