Na quinta-feira (23/11), o governo do Tocantins beneficiou aproximadamente 200 famílias com a entrega de títulos definitivos e retificações para agricultores do Loteamento Marmelada, localizado na zona rural de Palmas. A entrega dos títulos ocorreu na Estância Machado, na região de Taquarussu Grande, na Capital, por meio do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins).
O governador Wanderlei Barbosa ressaltou a importância da localidade para o Tocantins, sobretudo para Palmas.
“Estamos trabalhando de norte a sul do Estado e precisamos reconhecer a população da zona rural da nossa Capital. Eu nasci e cresci nessa região e quero que ela cresça. Os moradores que fizeram e fazem a história do nosso Estado e de Palmas hoje estão titulados”.
Leia mais:
Taxa de desemprego no Tocantins cai pelo terceiro trimestre consecutivo
Em encontro com governadores da Amazônia, Wanderlei Barbosa alinha ações conjuntas para o TO
Há 15 anos, moradores do Loteamento Marmelada têm buscado a regularização das propriedades na região conhecida como Taquarussu Grande, abrangendo 1.467 hectares de terras. O georreferenciamento e as vistorias realizadas pelos técnicos do Itertins foram fundamentais para a consolidação desse processo.
Com a regularização, além dos moradores se tornarem proprietários efetivos de suas terras, outras instituições da localidade também receberam a titulação da área, como igrejas e a Escola Municipal Rural Fidêncio Bogo.
Mutirão do Crédito Rural
O Governo do Tocantins também anunciou, durante a entrega dos títulos, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), o lançamento do “Mutirão do Crédito Rural”. O Mutirão ocorrerá em todos os escritórios locais do Ruraltins de 27 a 30 de novembro, proporcionando atendimento técnico e oportunidades de acesso a linhas de crédito para os produtores, visando aumentar e aprimorar sua produtividade.
Essa iniciativa é especialmente relevante, uma vez que, com o título da terra em mãos, os produtores podem acessar as linhas de crédito disponíveis, possibilitando investir em novos equipamentos, expandir a produção e melhorar a infraestrutura de suas propriedades. O Governo dará todo o suporte para os produtores, sendo o grande facilitador entre as instituições financeiras voltadas para a agricultura local.