O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), participará da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2023 (COP 28), que será realizada em Dubai, nos Emirados Árabes, entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro de 2023. Durante esse período, a chefia do Poder Executivo ficará a cargo do vice-governador, Laurez Moreira (PDT).
O comunicado da viagem e da transferência de cargo foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de quarta-feira, 29. Além do chefe do Executivo, a comitiva do Governo do Tocantins é composta pelas secretarias do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); Mulher (Secmulher), dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), e da Educação (Seduc).
O governador Wanderlei Barbosa ressalta que esta é uma oportunidade única de se debater o assunto de interesse coletivo como é a questão das mudanças climáticas e suas consequências para a população mundial.
“Nossa gestão se preocupa com a preservação ambiental e temos trabalhado para isto. Com a criação da Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais, buscamos dar voz a estes grupos que sofrem as consequências mais severas com as mudanças que vêm acontecendo e é com este entendimento que estamos organizando essa comitiva para participar da COP-28”, reforçou o gestor.
COP 28
O encontro é promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), reunindo 197 países e mais 200 líderes internacionais para discutir e desenvolver soluções concretas para abrandar os efeitos do aquecimento global.
A equipe do Governo do Tocantins estará na 28ª edição do encontro, reforçando o compromisso da gestão na promoção dos direitos e perspectivas das mulheres, o respeito aos povos originários e suas tradições, e o comprometimento com a sustentabilidade ambiental.