A 1ª Vara Criminal de Palmas, determinou que os réus Wanderson de Jesus Santos e Leomar Barros Batista, sejam julgados por júri popular pelos assassinatos de dois moradores de rua na capital tocantinense. Os crimes ocorreram em janeiro deste ano, em dois pontos distintos da Avenida JK.
Edivando Alves Gomes e Gilvan Gomes da Silva foram as vítimas; o primeiro foi estrangulado próximo a um ponto de ônibus na 108 Norte, enquanto o segundo foi morto com golpes de cabo de vassoura na 104 Norte.
Os acusados, também moradores de rua, foram detidos em fevereiro, em Porto Nacional. De acordo com as investigações da Polícia Civil, eles alegaram que as vítimas teriam cometido furtos que resultaram na presença policial em seu local de abrigo, na rodoviária de Palmas.
Saiba mais:
Polícia Civil prende investigado por homicídio em Lagoa da Confusão
TO: Homem acusado de homicídio por ciúme de ex é condenado a 17 anos de prisão
A denúncia contra os indiciados foi recebida pela Justiça em 14 de abril. Nesta quinta-feira (14/12), o juiz Cledson Jose Dias Nunes optou pela pronúncia dos acusados, indicando que deverão ser julgados pelo Tribunal do Júri. Além disso, a prisão preventiva da dupla foi mantida.
O magistrado afirmou: “Entendo que há indícios suficientes de que os acusados foram os autores dos golpes que provocaram a morte das vítimas, consoante se infere dos elementos de convicção colhidos na fase investigativa e, sobretudo, da prova oral coletada em juízo”.
Wanderson de Jesus Santos e Leomar Barros Batista enfrentarão acusações de homicídio, com as agravantes de motivo fútil e recurso que dificultou a defesa das vítimas em ambos os assassinatos. A data do julgamento pelo júri popular ainda não foi divulgada.
Relembre os casos
Um morador de rua de 42 anos foi assassinado com golpes de cabo de vassoura na madrugada do dia 17 de janeiro. Os suspeitos teriam acordado a vítima, que dormia abraçado a uma mulher, e agredido com o cabo de vassoura.
O vídeo de um câmera de segurança no local registrou o momento em que o crime aconteceu. Pelas imagens é possível ver que a vítima é arrastada e agredida com um cabo de vassoura.
Depois do crime a dupla deixa o homem no chão e vai embora andando. O homem não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Na mesma noite, outro morador de rua foi estrangulado ao lado de um ponto de ônibus na 108 norte. Quando chegaram ao local, os militares verificaram que ele tinha marcas de estrangulamento e sangue na região da boca e pescoço.