PF prende filho do “Careca do INSS” e 02 da Previdência por envolvimento em fraude

PF em nova fase da Operação Desconto (Foto: Divulgação/Polícia Federal).
A Polícia Federal (PF) prendeu, na manhã desta quinta-feira (18/12), Romeu Carvalho Antunes, filho de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, durante nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga esquema nacional de descontos ilegais em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Também foi preso Aldroaldo Portal, secretário-executivo do Ministério da Previdência. Ele foi exonerado do cargo e vai cumprir prisão domiciliar. O procurador-federal Felipe Cavalcante e Silva, atual consultor jurídico do ministério, foi anunciado para a função de secretário-executivo.
A exoneração de Portal foi determinada pelo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, após tomar conhecimento do teor das acusações reveladas pela operação da Polícia Federal.
Também foram alvo de mandado de buscas o senador Weverton Rocha (PDT-MA) e um dos assessores do parlamentar. Agentes fizeram buscas na residência do senador. Atualmente, ele é vice-líder do governo Lula (PT) na casa. Ele foi eleito em 2018, com 1.997.443 votos.
Em nota, Weverton Rocha afirmou que foi surpreendido com a operação da PF, que cumpriu mandados de busca e apreensão em sua residência, em Brasília. O senador disse ainda que, “com serenidade, se coloca à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas assim que tiver acesso integral à decisão”.

Leia mais:
Presidente da CPMI do INSS anuncia que fará cirurgia para retirada de tumor
Amazonense, que era coordenador de benefícios do INSS, é preso após nove horas de depoimento na CPMI
As medidas foram autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Outro alvo da operação é o advogado Eric Douglas Martins Fidelis (segundo à esquerda na foto), filho do ex-diretor de Benefícios do INSS em 2023 e 2024, André Fidelis, que já foi preso pela PF em outra fase da operação. A PF cumpre mandados de prisão preventiva e de busca contra Eric.
No total, estão sendo cumpridos 52 mandados de busca e apreensão, 16 mandados de prisão preventiva e outras medidas cautelares em São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão e Distrito Federal. A ação é realizada em conjunto pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU).
Já o Careca do INSS, pai de Romeu, está preso desde setembro, apontado como um dos principais operadores do esquema que desviava mensalmente valores dos benefícios de idosos sem autorização.
As investigações apontam que aposentados e pensionistas tinham valores descontados diretamente dos benefícios, como se fossem filiados a associações de classe, sem nunca terem autorizado a adesão. Na prática, os descontos eram feitos de forma automática, mês a mês, reduzindo o valor recebido pelos beneficiários, muitos deles idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade.
Em julho, o governo federal anunciou a devolução dos valores descontados indevidamente de aposentados e pensionistas. O ressarcimento está sendo feito em parcela única, e o prazo para contestação foi prorrogado até 14 de fevereiro de 2026.
*Com informações de Metrópoles e CNN Brasil






