As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Avanço da inteligência artificial coloca setor empresarial em alerta, aponta Allianz

Executivos veem avanço da IA como oportunidade estratégica, mas alertam para riscos operacionais, legais e reputacionais
25/01/26 às 14:32h
Avanço da inteligência artificial coloca setor empresarial em alerta, aponta Allianz

Na chamada IA multimodal, o usuário vai “conversar” com o novo celular sem a necessidade de abrir um aplicativo (Foto: Bluefish-ds-Freepik)

A inteligência artificial passou a ser a principal preocupação do setor de negócios no Brasil, segundo ranking de riscos empresariais elaborado pela Allianz Commercial, seguradora corporativa do Grupo Allianz. Esta é a primeira vez que a tecnologia ocupa o topo da lista entre os riscos apontados por executivos brasileiros.

O levantamento indica que, embora a IA seja considerada uma poderosa alavanca estratégica, seu avanço acelerado também amplia riscos operacionais, legais e reputacionais. De acordo com o estudo, a velocidade de adoção da tecnologia tem superado a capacidade das empresas de estruturar modelos de governança, acompanhar a evolução regulatória e preparar adequadamente suas equipes.


Saiba mais: 

Fla-Flu agita o Maracanã neste domingo pela quarta rodada do Carioca

Raio atinge manifestantes em Brasília e deixa feridos durante ato no Eixo Monumental


Para o CEO da Allianz Commercial, Thomas Lillelund, a liderança da inteligência artificial no ranking reflete a transformação em curso no ambiente corporativo. Segundo ele, além de gerar grandes oportunidades, o potencial transformador da IA, aliado à rápida evolução e disseminação, está redesenhando o cenário global de riscos e se consolidando como uma preocupação central para as empresas.

Além da inteligência artificial, o ranking destaca outros fatores de atenção para os empresários brasileiros. Incidentes cibernéticos aparecem logo em seguida, seguidos por mudanças na legislação e na regulamentação, impactos das mudanças climáticas e a ocorrência de catástrofes naturais.

*Com informações de Agência Brasil.