A vacinação infantil contra a Covid-19 alcançou, até terça-feira (25), mais de 2 mil crianças no Amazonas, conforme os dados divulgados por 11 municípios à Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).
Veja também:
Órgãos incluem Coronavac na imunização de crianças e adolescentes no Amazonas
Brasil recebe novo lote de vacinas da Pfizer para crianças
Ao longo de quase dez dias de vacinação, não há registros comprovados de casos de crianças que tenham sofrido danos à saúde, ocasionados pela vacina.
Lembrando que, a vacina contra a Covid-19 também já está disponível para crianças de 10 e 11 anos sem comorbidades.
A médica infectologista Solange Dourado, que coordena o Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (Crie), da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), ressalta que, assim como os imunizantes direcionados aos adultos, a vacina para o público infantil foi testada, aprovada e é segura, além de diminuir as chances de desenvolver formas graves da Covid-19.
De acordo com a médica, ao levar as crianças para receber a vacina, os pais ou responsáveis recebem a orientação de esperar 20 minutos no local, após a aplicação. Ela enfatiza que a medida é uma precaução.
A infectologista orienta que, caso os responsáveis observem alguma reação que possa estar ligada à vacina, depois de deixaram o local da aplicação, que busquem atendimento em uma unidade de saúde.
Ela afirma que, na maioria dos casos, os sintomas são leves e transitórios. Contudo, a rede de saúde está preparada para identificar e investigar eventos adversos, realizando o acompanhamento periódico da criança.
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e da FVS-RCP, incluiu o uso da vacina CoronaVac para imunização de crianças com idade de 6 a 17 anos.
A orientação atende recomendação do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde (PNI/MS) e se soma aos esforços para ampliar a vacinação do público infantil contra a Covid-19.
A médica faz um apelo aos pais de crianças que já podem ser vacinadas.