Levantamento da Globonews divulgado hoje revela que, até o momento, apenas 18,8% das crianças entre 5 e 11 anos de idade no Brasil receberam a primeira dose de vacina contra Covid-19. São pouco mais de 3,7 milhões de imunizados, dentre um total de 20 milhões de crianças nessa faixa etária.
Veja mais:
Técnicos em saúde vão intensificar vacinação no interior do Amazonas
Abertura de vacinação para crianças de 5 anos sem comorbidades
Segundo o levantamento, os estados que menos vacinaram as crianças até agora, proporcionalmente, são Paraíba (1,8% de vacinados), Pará (1,9%) e Mato Grosso (2%). O Amazonas vacinou até o momento 7,5% das suas crianças.
Seis estados não forneceram dados para o levantamento: Alagoas, Sergipe, Acre, Rondônia, Amapá e Tocantins. Alguns estados alegaram desatualização nos dados em virtude de que vários dos seus municípios apresentam dificuldade para inserir seus dados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações. Por causa disso, supõe-se que o número de vacinados deve ser maior e a dificuldade de acesso ao sistema do Ministério da Saúde ainda provoca subnotificação.
Espera-se também que os números da vacinação infantil subam nos próximos dias com a disponibilidade da vacina CoronaVac, já que até o momento apenas as doses da fabricante Pfizer estão disponíveis e as doses demoraram a chegar em vários estados e municípios.
Segundo dados do Ministério da Saúde, até o momento 1.400 crianças de 0 a 11 anos morreram no país vítimas de Covid, e cerca de 2.500 desenvolveram Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica após a doença, que consiste em quadro inflamatório pós-Covid com sintomas que podem levar a óbito.
Via G1.