Na noite da última quarta-feira (21/5), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a reeleição no Brasil para presidente, governadores e prefeitos foi aprovada, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A PEC 12/2002 ainda aumenta os mandatos do Executivo, dos deputados e dos vereadores para cinco anos.
Procurado pela Rede Onda Digital, o vereador Zé Ricardo (PT) comentou sobre o tema e avaliou como algo a ser debatido entre os parlamentares para ter uma mudança na quantidade e no limite de mandatos.
“Eu acredito que nós temos que ter uma mudança em relação a essa quantidade de mandatos. Tem deputado estadual, federal, operadores também que se eternizam naquele cargo. Eu acho que tem que ter mudanças, tem que ter um limite. Há uma discussão sobre a reeleição para prefeito, governador e presidente. Eu acho que é uma boa discussão, porque há uma proposta de não ter reeleição e aumentar os mandatos para ter cinco anos. Eu acho que é uma boa proposta”, avaliou o parlamentar.
Saiba mais:
Pauderney é contra aumento no número de vagas na Câmara Federal e defende redistribuição de cadeiras
Projeto de Raiff Matos que veta apologia ao crime em eventos públicos avança na CMM
O vereador diz que a discussão sobre isso vale muito a pena para os parlamentares, que podem, em conjunto, acrescentar pontos a serem relevantes para o texto.
“Eu acho que vale a pena fazer esse debate, porque cinco anos é um bom tempo para alguém governar e tentar implementar políticas públicas. Então, está sendo discutido no Congresso. E a outra é unificar as eleições. Então, as eleições de vereador e de prefeito, serem no mesmo ano, quem sabe até no mesmo dia, da eleição para federal, estadual, senado, governador e presidente”, pontuou.
Assista a fala de Zé Ricardo:
“Temos que ter mudança na quantidade de mandatos, tem que ter um limite”, afirma Zé Ricardo sobre fim da reeleição https://t.co/gfoUr5uZoS
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 22, 2025