O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), se pronunciou oficialmente sobre sua participação no ato realizado na Avenida Paulista, em São Paulo, no domingo (6/4), em apoio à anistia dos condenados por envolvimento nos ataques de 8 de Janeiro.
Em seu pronunciamento nesta segunda (7/4), Wilson destacou que sua presença no evento foi uma sinalização clara da necessidade de diálogo e da pacificação política no Brasil.
“A minha participação [no ato] é uma demonstração minha pro diálogo, da necessidade que se tem da pacificação política no Brasil. Entendo que o processo democrático brasileiro se fortalece quando há respeito à justiça, quando há espaço para um debate legítimo. Essa é uma questão que precisa ser discutida com muita profundidade pelo Brasil”, afirmou.
Wilson Lima também usou o exemplo de decisões judiciais recentes para defender o que chamou de “razoabilidade” e “ponderação”. Segundo ele, no Amazonas, um traficante foi preso com uma tonelada de drogas e acabou sendo liberado em uma audiência de custódia, enquanto em Brasília, uma mulher foi condenada a 14 anos de prisão por ter pichado uma estátua com batom — em referência ao caso de Débora Rodrigues.
“É preciso a gente entender a razoabilidade disso e entender a ponderação necessária para que o Brasil possa ser unificado e para que a gente possa superar essas rachaduras e, principalmente, superar a questão do revanchismo. A gente precisa de pacificação, pra que o país possa seguir, principalmente, se desenvolvendo economicamente”, completou o governador.
Veja a declaração completa:
“Precisamos de pacificação”, diz Wilson Lima sobre participação em ato a favor da anistia pic.twitter.com/40zkuyZBML
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 7, 2025
Saiba mais:
- Políticos do Amazonas marcam presença em ato a favor da anistia em SP; saiba quem foi
- Bolsonaro volta a usar colete à prova de balas em ato a favor da anistia na Paulista, diz site
Wilson Lima na manifestação
Durante a manifestação, que reuniu milhares de pessoas, além de diversos políticos como governadores, senadores, deputados e vereadores, Wilson Lima não discursou no palco principal, mas foi citado e ovacionado pelo público.
Ao ser questionado pelo apresentador do evento se “o governador do Amazonas, Wilson Lima, apoia a anistia”, o chefe do Executivo amazonense respondeu com um enfático e entusiasmado: “Sim”.
Veja fotos de Wilson Lima no evento:
Antes do ato, Wilson Lima também esteve presente em um encontro reservado com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros governadores aliados, no Palácio dos Bandeirantes, a convite do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). A reunião teve como objetivo alinhar os últimos detalhes da manifestação em defesa da anistia.
Nas redes sociais, o governador amazonense registrou sua presença no encontro e publicou uma foto ao lado de Bolsonaro, ambos vestindo camisas do Brasil.
“Juntos pela anistia pelo que der e vier”, escreveu na legenda.