Na manhã desta quarta-feira (25/06), foi realizada uma tribuna popular na Câmara Municipal de Manaus (CMM) visando dar voz aos vigilantes da capital. Estiveram presentes trabalhadores da área e representantes do Sindicato da categoria, que compareceram à Casa Legislativa em busca de melhorias para os profissionais que exercem essa função.
A equipe de reportagem da Onda Digital conversou com o presidente do Sindicato dos Vigilantes de Manaus (SINDEVAM), José Ribamar. Ele explicou que a presença na CMM teve como principal finalidade chamar atenção para os problemas enfrentados pela categoria, como o atraso de salários.
“Queremos chamar a atenção para essa categoria que é tão esquecida em todos os aspectos. Viemos com algumas pautas para que a Câmara possa apreciar, propor e votar em favor desses trabalhadores. Temos vigilantes que estão há sete meses sem receber. Há casos de profissionais presos por causa de pensão alimentícia, mesmo sem estarem recebendo salário ou alimentação da empresa onde atuam. Estamos lutando, mas sabemos que, neste país, as mudanças só acontecem por meio da lei. E esta é uma casa legislativa municipal”, destacou Ribamar.
O representante sindical também reforçou que a categoria vem sendo negligenciada pelas autoridades locais, e pediu que as demandas dos vigilantes sejam incluídas na pauta da Câmara, visando melhorar as condições de trabalho e de vida da classe.
“Queremos começar por aqui, pedindo apoio desta Casa. Vamos apresentar nossas pautas para que sejam apreciadas e atendam às necessidades dos vigilantes. Estamos esquecidos. Propomos, por exemplo, a criação, por parte da Câmara, de um programa municipal específico para atender os profissionais da vigilância”, solicitou o presidente.
Saiba mais:
- Novo Complexo Viário “Rei Pelé” será entregue nesta quarta-feira em Manaus
- Sessão plenária da Aleam é marcada por bate-boca entre Roberto Cidade e Daniel Almeida
O vereador Jaildo Oliveira, que presidiu a tribuna popular, pediu o apoio dos demais parlamentares para que as pautas apresentadas pela categoria avancem na Casa Legislativa.
“Esse projeto tem como objetivo defender vidas e ajudar as pessoas. Assim que protocolarmos a proposta, encaminharei ao presidente da Câmara. Vamos divulgar, fazer campanha em todos os gabinetes e mostrar aos vereadores a importância do trabalho dos vigilantes para a sociedade”, concluiu o parlamentar.
Assista o vídeo: