O vereador Diego Afonso (União Brasil) foi o convidado desta quarta (13/11) do programa Tribuna Livre da Rede Onda Digital. Ele falou sobre o cenário na Câmara Municipal de Manaus (CMM), que em 1º de janeiro de 2025 vai eleger seu novo presidente.
Afonso disse:
“Até o momento, a única candidatura que está em pauta é a do vereador David Reis da bancada do prefeito. Outros lançaram e depois recuaram, e já declararam apoio para ele. A minha candidatura vem sido aventada por vocês da imprensa, e reitero que desde as primeiras discussões, eu agradeço, mas precisamos ter responsabilidade nessa construção. A vontade de gerir a casa do povo precisa estar em concordância com todas as frentes partidárias.
Para ser presidente da casa, a independência precisa existir. Senão, corremos o risco de virar o ‘puxadinho’, como o jornalismo de outrora colocou”.
Veja abaixo:
📌"Para ser presidente da Câmara, a independência precisa existir", diz vereador Diego Afonso pic.twitter.com/wXdRWq6Au6
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) November 13, 2024
Leia mais:
Falta de quórum impede sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus
VÍDEO: “Wilson Lima não ganha nada se metendo na eleição da Câmara”, diz Marcelo Ramos
Ele também comentou sobre como o governador Wilson Lima poderia influenciar o processo:
“Wilson Lima é a maior liderança política do estado, mas a votação interna da Câmara é decidida pelos vereadores. Não creio que ele tenha influência sobre vereador A, B ou C. Mas em política aprendi uma coisa, se aquele apoio está dentro do seu arco, não se perde. Eu defendo o governo dele, acredito que o União Brasil precisa ser protagonista na construção disso”.
Afonso também comentou sobre a eleição do prefeito David Almeida:
“O povo quis a recondução, e aprovou o prefeito David Almeida. Isso não se discute. Eu nunca tive questão pessoal com ele, sempre discuti a gestão dele. Na nossa última entrevista, eu disse que até para executar emenda a atual administração tem problema. Isso é gravíssimo. A atual gestão deixou de repassar recurso para a Câmara. Recentemente saiu a sentença de uma execução para a Câmara, de quase 8 milhões, contra a Prefeitura.
As prioridades do prefeito nunca foram o desenvolvimento. Eu sempre defendi o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população. O que a fatia da população aprovou, menos de 70% da mensagem do prefeito que cada vereador recebe no primeiro dia de trabalho legislativo foi cumprido. Só por isso, ele já merecia a reprovação. A vontade do povo é soberana, mas eu não defendi, por exemplo, o que ele gastou com reforma de escolas, com tinta, com o orçamento de comunicação… O David tem um grande desafio, recuperar a credibilidade da sua gestão. Ele precisa fazer com que melhore a qualidade de vida da população, mas não vejo isso como interesse. O que já estamos vendo é uma antecipação ao processo eleitoral de 2026, aí está o X da questão. Se for assim, a administração dele será pífia”.
Veja abaixo:
📌"A prioridade do prefeito nunca foi o desenvolvimento", diz vereador Diego Afonso pic.twitter.com/8UllR46ikh
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) November 13, 2024