Com a presença da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, a deputada federal Amália Barros (PL-MT) foi velada e enterrada nesta segunda-feira (13/5) em Mogi Mirim, interior de São Paulo. Além de Michelle, amiga da parlamentar, estiveram presentes na solenidade o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG), Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Abilio Brunini (PL-MT).
Amália estava internada desde 1° de maio, quando passou por uma cirurgia de retirada de um nódulo benigno no pâncreas. Durante o procedimento, sofreu um sangramento no fígado. Depois disso, ela ainda foi submetida a mais três operações para tentar controlar a intercorrência, que ocorre em menos de 1% dos pacientes com quadro semelhante. Ela faleceu durante a última operação, realizada no domingo.
Leia mais:
Conheça o ex-deputado que deve assumir a vaga de Amália Barros na Câmara dos Deputados
Morre Amália Barros, deputada federal do MT, aos 39 anos
Aos 39 anos, Amália estava em seu primeiro mandato como deputada. Ela dá nome também a uma lei, sancionada ainda pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que reconhece brasileiros com visão monocular como pessoas com deficiência.
A deputada perdeu a visão do olho esquerdo aos 20 anos, após uma infecção por toxoplasmose. Ela chegou a passar por 15 cirurgias, mas em 2016 precisou remover o olho e passou a usar um globo ocular.
Amália Barros era companhia constante da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, de quem era amiga. As duas atuavam juntas no PL Mulher, comandado pela mulher do ex-presidente Jair Bolsonaro, e que tinha a deputada como vice-presidente.
Confira o vídeo do início do cortejo:
*Com informações do Globo