O líder do governo na Câmara de Vereadores de Formosa do Rio Preto, na Bahia, disse que o Secretário Municipal da Saúde confirmou os pagamentos de exames exclusivos para mulheres, supostamente realizados em homens. A confissão da realização do exame transvaginal, ocorreu durante as considerações finais da sessão da última terça-feira (21/11).
Os pagamentos foram realizados com recursos do Fundo Municipal de Saúde, gerido pelo Secretário Municipal da pasta, João Rocha Mascarenhas. Ele e o prefeito Neo Araújo são os ordenadores das despesas, logo os responsáveis legais.
Leia mais:
Vereadores de Manaus homenageiam preso nos atos de 8/1 que morreu no presídio
A denúncia de pagamentos de exame transvaginal em homens foi publicada pelo Portal do Cerrado na semana passada. A publicação caiu como uma bomba no governo Neo Araújo, eleito pelo PSD do Senador Otto Alencar.
A fala do líder ocorreu após a vereadora Rosita usar a tribuna para tecer críticas sobre o pagamento dos exames. O vereador Sandoval Queiroz (PSD), que disse inicialmente acreditar que a publicação tratava-se de fake news (notícias falsa). No entanto, após procurar o Secretário Municipal da Saúde, ouviu dele a confirmação.
Apesar da repercussão do caso, nem o prefeito Manoel Afonso e nem o Secretário Municipal da Saúde, deram explicação a sociedade.