Nesta segunda-feira (23/6), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), os vereadores Zé Ricardo (PT) e Capitão Carpê (PL) cobraram um posicionamento do prefeito David Almeida (Avante) e do secretário municipal de Infraestrutura, Renato Júnior, sobre o acidente ocorrido na avenida Djalma Batista ontem, que acabou causando a morte de uma mulher grávida.
A vítima do acidente foi a biomédica Giovana Ribeiro da Silva, de 29 anos, que estava grávida de sete meses de uma menina que se chamaria Maria Carolina. Giovana morreu na noite de domingo (22/6) depois que a moto em que viajava com o marido passou por um buraco na avenida, causando a queda do casal.
Ela foi arremessada violentamente e não resistiu aos ferimentos. O bebê também não sobreviveu. O marido, condutor da moto, foi socorrido e levado ao Hospital 28 de Agosto, mas o estado de saúde dele não foi divulgado.
Vereadores se manifestam e cobram prefeitura
O vereador Zé Ricardo responsabilizou diretamente a prefeitura pelo acidente fatal na Djalma Batista. Para ele, a tragédia expõe o abandono e a falta de manutenção das ruas de Manaus.
“Ela não foi apenas vítima de um acidente fatal, mas é vítima do descaso, da irresponsabilidade da prefeitura, dos secretários que têm responsabilidade de cuidar das vias. As ruas e os buracos viraram verdadeiras armadilhas mortais. Essa tragédia é fruto de um abandono que nós já denunciamos inúmeras vezes nessa casa, mas parece que não fomos ouvidos”, declarou o parlamentar.

Zé Ricardo ainda questionou quantas mortes ainda serão necessárias para que a prefeitura tome medidas efetivas de manutenção viária.
“Quantas mortes ainda serão necessárias para que a prefeitura tome providências, para que o prefeito David Almeida cumpra sua obrigação básica, que é zelar pela cidade. Não adianta dizer ‘Ah, o prefeito não tem nada a ver’, ele tem tudo a ver, ele é o gestor da cidade, com recurso público, com orçamento bilionário, mas nós estamos vendo a situação diária de abandono das ruas”, criticou.
Veja:
“Quantas mortes serão necessárias para que o prefeito cumpra sua obrigação básica”, dispara Zé Ricardo sobre morte de grávida na Djalma Batista pic.twitter.com/qnOOXBBHGY
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) June 23, 2025
Além das críticas, o vereador informou que já protocolou uma representação no Ministério Público do Amazonas (MP-AM) para investigar a prefeitura e responsabilizá-la pela morte de Giovana Ribeiro. Ele também pretende convocar o secretário de Infraestrutura, Renato Júnior, para prestar esclarecimentos na CMM sobre as condições das vias públicas.
Saiba mais:
- Grávida que morreu em acidente com buraco na Djalma Batista esperava uma menina
- Vereadores da base criticam oposição na CMM após aprovação de reajuste de 5,48% para professores
Em entrevista à Rede Onda Digital, o vereador Capitão Carpê também se manifestou sobre o caso.
“O que mata é a corrupção, o descaso e a omissão, mata muito mais que buracos. Temos um orçamento bilionário, mas pessoas estão morrendo por culpa de uma secretaria que tem nas suas mãos o sangue de vítimas inocentes”, disse o vereador.

Capitão Carpê destacou ainda o silêncio do prefeito David Almeida e do secretário Renato Júnior após o acidente fatal na Djalma Batista.
“É um absurdo. E a prefeitura de Manaus, o prefeito, o secretário de Infraestrutura Renato Júnior simplesmente estão calados, não se pronunciam. Pessoas estão morrendo por causa da omissão da Prefeitura de Manaus. Dinheiro tem, mas o que falta na prefeitura de Manaus é prioridade. A população de Manaus precisa acordar”, completou o vereador.
Veja:
Capitão Carpê sobre morte de grávida na Djalma Batista: “Pessoas estão morrendo por causa da omissão da Prefeitura de Manaus” pic.twitter.com/CwtM86XoR6
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) June 23, 2025