Vereador elogia Hospital Público Veterinário, mas cobra novos hospitais para ‘o povo’

(Foto: Divulgação/Assessoria).
Durante a sessão plenária desta segunda-feira (6/10), o Hospital Público Veterinário do Amazonas, inaugurado no último sábado (4/10), se tornou tema de debate na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A discussão começou quando o vereador Zé Ricardo (PT) elogiou a iniciativa, mas aproveitou para cobrar do governo do Amazonas mais investimentos em hospitais públicos voltados para a população.
Segundo petista, o hospital veterinário representa um avanço significativo na proteção animal e ajuda famílias que não têm condições financeiras de arcar com atendimentos veterinários.
“É um investimento importante para a causa animal, eu não tenho nenhuma dúvida. Sou favorável a investimentos nesta área, acho até que o município deveria assumir mais essa responsabilidade. Isso vai ajudar muita gente que não tem dinheiro para pagar veterinário, para pagar os cuidados”, afirmou.
Em seguida, direcionou uma cobrança ao governo do Estado.
“Nossa cobrança em relação ao governo do Estado é, também, investimentos nos hospitais públicos para as pessoas. Os hospitais que nós temos estão muito lotados, com muitas dificuldades. Então eu queria saber, governador Wilson Lima, quando é que o senhor vai construir um hospital público para o povo?”, disparou.
Veja o trecho do discurso de Zé Ricardo:
Zé Ricardo elogia Hospital Público Veterinário e cobra novos hospitais para ‘o povo’ em Manaus pic.twitter.com/UnsFKn80La
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) October 6, 2025
Aliados rebatem cobrança
A fala do vereador gerou reação de outros parlamentares. Aldenor Lima (União Brasil), por exemplo, destacou que não se deve usar a causa animal para pressionar sobre outras demandas. Ele é esposo da deputada estadual licenciada Joana Darc (UB), que assumiu a Secretaria de Proteção Animal no dia da inauguração do hospital.
“Vereador Zé Ricardo, não use a causa animal para cobrar outra causa, porque uma causa não anula a outra. O recurso que foi feito o Hospital Público Veterinário não é recurso da saúde pública. Não use essa sua colocação para diminuir uma causa tão justa“, afirmou.
Confira:
Da mesma forma, Kennedy Marques (MDB) reforçou que os avanços na causa animal não devem ser confundidos com questões de saúde humana.
“Quando a gente faz uma cobrança, mesmo que a intenção não seja diminuir a causa animal, ao lado de um avanço, a gente acaba confundindo pessoas que não têm simpatia pelos animais e que não têm conhecimento de que são verbas diferentes”.
Por fim, Diego Afonso (União Brasil) rebateu a crítica, evidenciando que a iniciativa ajuda a “recuperar” a saúde pública, abrangendo tanto humanos quanto animais.
Confira:
