Vereador sugere dia do Auxiliar de Serviços Gerais com programa de valorização da categoria

Assessoria de Comunicação – Vereador Coronel Rosses
O vereador Coronel Rosses (PL) sugeriu a criação do Dia do Auxiliar de Serviços Gerais, a ser comemorado anualmente em 22 de fevereiro, como forma “simbólica e honorífica” de reconhecer a importância desses profissionais. A proposta que tramita na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e, se aprovada, pode ingressar, o Calendário Oficial de Eventos de Manaus.
Além da homenagem, a lei institui o Programa Municipal de Valorização e Capacitação dos Auxiliares de Serviços Gerais, que prevê:
- Distribuição e fiscalização do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs);
- Cursos, treinamentos e certificação profissional;
- Garantia de cumprimento da carga horária legal e melhores condições de trabalho;
- Criação de programas de reconhecimento e premiação;
- Parcerias com o setor privado para benefícios e oportunidades de crescimento.
“Tais medidas promoverão a dignidade, a segurança e a qualificação destes profissionais, contribuindo para a eficiência do serviço público e para o fortalecimento dos valores que sustentam nossa sociedade”, justificou o autor do PL.
Saiba mais:
Vereador de Manaus sugere cadastro para mapear e monitorar população em situação de rua
O programa deverá ser implementado por meio de convênios e parcerias com sindicatos, entidades de classe, instituições de ensino e empresas privadas, respeitando critérios de eficiência, economicidade e responsabilidade fiscal.
Segundo o SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo), a proposta recebeu o parecer favorável da Comissão de Finanças, Economia e Orçamento e aguarda ser incluído em pauta para seguir na Comissão de Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda.
