UVB Amazonas surge como aliança entre Executivo e Legislativo para ampliar espaço parlamentar

Foto: Eder França/Dicom
A Assembleia da União dos Vereadores do Brasil (UVB) aconteceu na seccional Amazonas e marcou oficialmente a implantação da entidade no estado, com a aprovação do Estatuto e a aclamação da sua primeira Diretoria Executiva.
A cerimônia reuniu vereadores da capital e do interior, além de representantes nacionais da instituição, como o presidente da UVB Nacional, Gilson Conzatti. O vereador Diego Afonso (União Brasil) foi aclamado presidente da UVB-AM e conduzirá os trabalhos à frente da nova seccional.
Para ele, a nova diretoria terá atuação em todo o estado, com foco na interiorização do debate e na defesa de pautas estratégicas.
“Nós vamos sair do norte do Amazonas até o sul do Amazonas interiorizando, discutindo pauta, mas fortalecendo os mandatários municipalistas. E também, é claro, temos pautas que nos unificam, como a defesa da BR-319 e do desenvolvimento do interior do Estado”, destacou Diego Afonso.
Na quinta-feira, 18/9, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) sediou a sessão de instalação, para eleger a Mesa Diretora, na Sala de Comissões da Casa Legislativa. Nesta sexta (19/9), a segunda parte do evento aconteceu no Auditório João Bosco Botelho, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).
O governador do Amazonas, Wilson Lima, ressaltou a importância da atuação harmônica entre os poderes em benefício da população.
“Quero parabenizar toda a nova diretoria da UVB Amazonas, que é pioneira na região Norte do Brasil. Estamos de braços abertos para oferecer o apoio necessário dentro das competências do governo do Estado, entendendo a importância que o parlamento tem para que as coisas caminhem de forma harmônica com o Executivo”, declarou.
O presidente da UVB Brasil, Gilson Conzatti, ressaltou o papel da instituição no fortalecimento da atuação parlamentar.
“É a primeira vez que nós viemos para cá, com o vereador Diego agora assumindo a função da seccional da UVB no Estado. Ele tem um compromisso muito grande com a comunidade, com os vereadores e com a UVB Brasil, que é fortalecer os mandatos de homens e mulheres, estar próximo às demandas e mostrar que a nossa identidade e representação estão presentes. É a primeira diretoria, com muito trabalho e muitos desafios, mas todos juntos trabalhando por uma única proposta”, afirmou Conzatti.
Saiba mais:
Análise de mandato: entre leis aprovadas e críticas, Cristiano D’Angelo ainda enfrenta investigações
Eleições 2026: PCdoB abre conferência para renovar direção no Amazonas
Composição da Primeira Diretoria Executiva da UVB-AM
– Presidente – Diego Afonso (União Brasil);
– 1ª Vice-presidente – Professora Jacqueline (União Brasil);
– 2º Vice-presidente – Rodrigo Sá (Progressistas);
– 3º Vice-presidente – João Carlos (Republicanos);
– Secretário-Geral – José Irailton Guimarães Sena;
– 1º Tesoureiro – Marcelo Fábio Lima Valente;
– 2º Tesoureiro – Charles Matias Feitoza (Vereador de Beruri);
– Diretora de Comunicação e Cerimonial – Ticiana Patrício de Andrade;
– Diretor Administrativo, Financeiro e Patrimônio – Gabriel de Souza Mendes;
– Diretora da Mulher Parlamentar – Carmem Glória Almeida Carratte;
– Diretor da Juventude Parlamentar – Felipe Lindoso Marinho (Vereador de Rio Preto da Eva).
Procuradoria
– Procurador da UVB-AM: Júlio Cesar de Almeida Lorenzoni
Conselho Fiscal
– Jivago Afonso – Diretor-Presidente da SUHAB;
– Marcelo Castro;
– Nelson Ramayana Rodrigues Lo Presti.
