Nesta quarta-feira (20/03), o deputado federal Luciano Bivar (União-PE) foi afastado da presidência do partido União Brasil em reunião realizada pela Executiva do partido. O vice-presidente Antônio Rueda (União-PE), assume o comando da sigla.
Bivar teve 11 fotos favoráveis ao afastamento e 5 contrários. O seu mandato acabaria em maio, porém a sigla resolveu antecipar a saída do agora ex-presidente em meio a disputa política com o advogado Antônio Rueda, que venceu a eleição para sucedê-lo.
Leia Mais:
União Brasil inicia processo para expulsar Luciano Bivar do partido
“Não temos como não suspeitar de Bivar”, diz advogado de Rueda após incêndios
Integrantes do partido apresentaram uma representação com pedido cautelar de afastamento da função e expulsão com cancelamento de filiação de Bivar. A decisão de hoje retira o deputado federal do comando do partido, porém, ainda o mantém como filiado.
Rueda ganhou a disputa contra o próprio Bivar, que não aceitou a derrota. Dias depois, duas casas pertencentes à família do presidente eleito do União Brasil foram incendiadas, no litoral de Pernambuco.
Há a suspeita de que os incêndios foram criminosos, e políticos, como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), atacaram Bivar e exigiram punição severa. Ele nega qualquer envolvimento, mas uma corrente do União Brasil defende não só o seu afastamento imediato do partido, mas também a sua cassação na Câmara dos Deputados.
O deputado disse que vai entrar com um processo por danos morais contra Rueda pelas acusações sobre os incêndios terem sido a seu mando.