O vereador Capitão Carpê Andrade (sem partido) afirmou, nesta segunda-feira (1º/04), que tem “envergadura moral para capitanear” a recém-aprovada CPI da Semcom na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Carpê deseja ser presidente ou relator da Comissão Parlamentar de Inquérito que investigará um suposto esquema de propina do órgão de comunicação da Prefeitura de Manaus com um portal de notícias da capital amazonense.
Um papel de destaque na CPI da Semcom poderá trazer para o Capitão Carpê e outros vereadores da CMM uma visibilidade com o eleitorado para a reeleição deste ano. O parlamentar, que se filiará em breve no Partido Liberal (PL), até listou os pré-requisitos que afirma possuir para garantir uma das funções de relevância na Comissão Parlamentar.
“Não foi definida ainda, mas me coloco a disposição para estar aí encabeçando. Talvez como presidente ou como relator dessa CPI [da Semcom]. Estamos na oposição desde o início, fazendo esse trabalho de fiscalização. Atualmente, sou o vereador mais atuante com relação a dados e números e um dos mais econômicos. Tenho envergadura moral para capitanear essa CPI, mas será decidido após a abertura dela [na CMM]”, disse.
Leia mais:
CPI instaurada: Caio André assina pedido de abertura de CPI da Semcom
CPI da Semcom avança na Câmara Municipal de Manaus
Capitão Carpê, ao lado de Rodrigo Guedes (Podemos) e William Alemão (Cidadania), foi um dos autores do pedido de instauração da CPI. Mas nesta segunda-feira, após o presidente da CMM, Caio André (Podemos), garantir a última assinatura necessária para a abertura da Comissão Parlamentar, William Alemão também manifestou interesse nas mesmas funções que Carpê planeja assumir no organismo de investigação.
E conforme ainda Carpê, a Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (Deccor), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), já abriu um inquérito policial para investigar a acusação de propina da Semcom com um portal de notícias. Ele também disse que o Ministério Público do Amazonas (MPAM) recebeu a mesma denúncia e que aguardará somente a instauração oficial da CPI para agir sobre o caso Semcom.
“É uma CPI extremamente importante. Isso é matéria [do programa] Fantástico [da Globo]. É uma matéria que escandaliza a cidade de Manaus. Se você for levar mesmo à ponta da letra, não é simples. Foi gravado um vídeo dentro de uma secretaria da Prefeitura de Manaus, [de um homem] recebendo valores [em dinheiro] em espécie [para um portal de Manaus]. Não é um valor pequeno. Então, quantos recebem dessa forma? Por quê? É isso que a gente precisa saber. E a CPI da Câmara Municipal independe de qualquer processo que corre no Ministério Público ou até mesmo na Delegacia Civil”, disse Carpê.
Novo partido
A quatro dias do encerramento da janela partidária, o vereador Capitão Carpê Andrade confirmou sua saída do Republicanos-AM nesta segunda-feira (1º/04) e a filiação imediata ao Partido Liberal (PL-AM). O parlamentar se junta na legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro aos colegas de CMM: Raiff Matos, que recentemente trocou o Democracia Cristã (DC) pelo PL, e Professor Samuel.
📌 “Tenho envergadura moral para capitanear a CPI da Semcom”, diz vereador Carpê Andradehttps://t.co/7kR3quwHYU pic.twitter.com/Nno6wtH8sa
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 1, 2024