As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Tadeu de Souza participa de abertura do Ano Legislativo e sente o potencial de apoio para eventual governo

Vice de Wilson Lima, Tadeu de Souza já teria escolhido o deputado estadual Abdalla Fraxe para liderar um eventual governo dele a partir de abril
02/02/26 às 15:57h
Tadeu de Souza participa de abertura do Ano Legislativo e sente o potencial de apoio para eventual governo

Screenshot

O vice-governador Tadeu de Souza (Avante) é esperado para participar da reabertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira (3/2), onde poderá sentir o clima entre os deputados para um eventual governo dele a partir de 4 de abril, prazo final para o governador Wilson Lima (União Brasil) deixar o cargo para disputar a eleição de outubro.

Teoricamente um eventual governo Tadeu de Souza contará com os quatro deputados estaduais do Avante: Abdalla Fraxe, Daniel Almeida, Mayra Dias e Wanderley Monteiro. Com apenas essa bancada, Tadeu não conseguiria barrar um processo de impeachment aberto na casa.

Para dar início a este tipo de ação legislativa são necessários 16 dos 24 votos, portanto será necessário para o vice conquistar o apoio de outros cinco deputados para governar com tranquilidade pelos nove meses que terá pela frente.


Saiba mais:

Em clima de despedida e troca de comando, Wilson Lima abre o ano do Poder Legislativo

Cheia antecipada do rio Purus isola Lábrea e pode acelerar o processo de enchente do Solimões


Líder tem grande poder de articulação

Na Assembleia Legislativa é considerado certo que um eventual governo Tadeu de Souza terá como lider na Casa o deputado Abdalla Fraxe, que é do mesmo partido dele e possui grande poder de articulação junto aos colegas, o que é considerado essencial na hora de negociar pautas e propostas de um governador.

Um dos mais antigos deputados da Casa, Abdalla Fraxe tem trânsito com correntes de deputados que hoje são da base de Wilso Lima, mas não teriam dificuldades de migrar para a base de um eventual governo Tadeu. São deputados que tem por opção ideológica sempre serem governo e assim defendem mais os interesses que os levaram para a Aleam do que questões ideológicas.

Exemplo deste tipo de parlamentar são os que estão em partidos pequenos, como Felipe Souza (PRD), Rozenha (PMB) e Carlinhos Bessa (PV). Na avaliação de deputados ouvidos nesta segunda feira pela Onda Digital, também podem ser atraídos para a base o único deputado de oposição a Wilson Lima, Wilker Barreto do partido Mobiliza