Em votação no início desta sexta-feira (1º), sete dos doze ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovaram as medidas impostas pelo ministro Alexandre de Moraes ao deputado Daniel Silveira, após o parlamentar ter se recusado a colocar tornozeleira eletrônica.
Isso significa que a Corte já formou maioria a respeito do tema. Além do próprio Moraes, votaram: Luiz Edson Fachin, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Rosa Weber, Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso.
A votação está sendo realizada no plenário virtual, ambiente digital do STF em que os ministros apresentam os votos remotamente. O julgamento segue até o fim da noite de hoje. Ainda faltam os votos de cinco ministros.
Leia mais:
Ameaças
Silveira se tornou réu no STF por estimular atos antidemocráticos e ameaçar instituições. O parlamentar foi preso em fevereiro do ano passado após divulgar um vídeo com ameaças a ministros do Supremo.
No pedido pela colocação da tornozeleira, o Ministério Público afirmou que, mesmo investigado, Silveira continuou fazendo ataques às instituições e à democracia.