STF marca para novembro o julgamento dos “kids pretos”

(Foto: Getty Images)
O julgamento, do grupo 3, dos militares chamados de kids pretos, acusados de envolvimento em trama de golpe de estado, foi marcado para o dia 11 de novembro pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino. As sessões ocorrerão das 9h às 12h, com extensões para o turno da tarde (14h às 19h) nos dias 11, 12, 18 e 19 de novembro.
O grupo é apontado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como responsáveis por ações de caráter coercitivo dentro da suposta tentativa de golpe de Estado investigada pela Polícia Federal. Segundo o inquérito, os integrantes do núcleo teriam elaborado um plano denominado “Punhal Verde e Amarelo”, que previa um ataque no dia 15 de dezembro de 2022 com o objetivo de assassinar o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).
Leia mais
Fachin assume presidência do Supremo e defende independência do judiciário
PF teria solicitado ao Supremo prisão de Jair Bolsonaro em julho, diz Estadão
Os réus respondem pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e deterioração de patrimônio tombado.
Entre os acusados estão:
- Tenente-coronel Ronald Ferreira de Araújo Júnior
- Tenente-coronel Sérgio Cavaliere de Medeiros
- Coronel Márcio Nunes de Resende Júnior
- Coronel Fabrício Moreira de Bastos
- Coronel Bernardo Romão Corrêa Netto
- Agente da PF Wladimir Matos Soares
- Tenente-coronel Rodrigo Bezerra de Azevedo
- Tenente-coronel Rafael Martins de Oliveira
- Tenente-coronel Hélio Ferreira Lima
- General Estevam Gaspar de Oliveira
As defesas negam qualquer envolvimento dos acusados na tentativa de golpe. Em 11 de setembro, a Primeira Turma do STF condenou oito integrantes do núcleo central da trama, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a 27 anos e 3 meses de prisão.
O julgamento do “núcleo 4”, que segundo a PGR teria atuado em “operações estratégicas de desinformação”, está previsto para começar em 14 de outubro. Já o “núcleo 2” aguarda a apresentação das alegações finais das defesas para que a data de julgamento seja definida.
(*)Com informações do G1
