30.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

OUÇA AO VIVO

ASSISTA AO VIVO

STF decide pela manutenção de fundo eleitoral de 4,9 bilhões

Publicado em:

- Anúncio -

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta, dia 3, pela manutenção do fundo eleitoral de R$ 4,9 bilhões para as eleições de 2022. O valor tinha sido aprovado anteriormente pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).


Leia mais:

Arthur Neto ingressa com medidas no STF para anular decreto que reduz IPI

MPF lança calendário oficial para Eleições 2022


Os integrantes da suprema corte do país avaliaram que o fundo já tinha sido definido pelo Congresso, e que cabe aos parlamentares estipular o montante que será pago às campanhas. O STF julgou o fundo em resposta a uma ação do Partido Novo que era contrária ao aumento do fundo, previsto inicialmente em R$ 2,1 bilhões.

Votaram a favor da manutenção do fundo os ministros Nunes Marques, Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Edson Fachin, Dias Toffoli e Gilmar Mendes. Já Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Cármen Lúcia votaram contra um trecho da LDO, mas a favor do valor do financiamento. E foram contrários ao valor do fundo eleitoral os ministros André Mendonça e Ricardo Lewandowski.

O fundo eleitoral é distribuído às legendas exclusivamente em anos de eleições e destinado às campanhas eleitorais. A medida foi criada em 2017 depois que o STF proibiu o financiamento empresarial das campanhas, e este ano o valor do fundo bate o recorde. Ele será pago em junho deste ano.

Com informações da CNN Brasil.
Deixe seu comentário
- Anúncio -
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Últimas Notícias

- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Siga-nos no X
Rádio Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
TV Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -