22.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

STF autoriza extradição de brasileiros foragidos na Argentina envolvidos no 8 de janeiro

Publicado em:

- Anúncio -

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a extradição de brasileiros que fugiram para a Argentina após serem acusados ​​de participar dos ataques de 8 de janeiro, em Brasília. Esses indivíduos são considerados foragidos da Justiça e foram procurados pela Polícia Federal (PF).

A decisão do ministro atende a um pedido da PF, que identificou a presença dos foragidos no país vizinho por meio de investigações. A determinação já foi enviada ao Ministério da Justiça, que deverá coordenar com o Ministério das Relações Exteriores os trâmites necessários para oficializar o processo de extradição junto ao governo argentino.

Em junho deste ano, a Argentina apresentou ao Brasil uma lista com cerca de 60 pessoas procuradas pela Justiça brasileira, que cruzaram a fronteira ilegalmente. A Polícia Federal suspeita que alguns desses brasileiros fugiram do país após violarem o uso de tornozeleiras eletrônicas, dispositivo que deveriam estar usando para monitoramento judicial.

A PF, desde o início das investigações, tem sido fundamental no desmantelamento da rede de envolvidos nos ataques. No âmbito da Operação Lesa Pátria, que visa envolver os participantes das ações criminosas, já foram realizadas diversas prisões e cumpridos mandados de busca e apreensão em estados como Santa Catarina, Rio de Janeiro, Goiás e no Distrito Federal.


Saiba mais:


Operação Lesa Pátria

A Operação Lesa Pátria foi instaurada para identificar e dissuadir os responsáveis ​​pelos ataques às sedes dos Três Poderes, que ocorreram em 8 de janeiro. Em agosto, a PF cumpriu 10 mandados de busca e apreensão, enquanto, em junho, a operação teve como alvos empresários acusados ​​de financiar ações de vandalismo, resultando no cumprimento de 11 mandados.

Inicialmente, o prazo para a conclusão das investigações estava previsto para janeiro de 2024. No entanto, a complexidade do caso e o número de envolvidos fizeram com que esse prazo fosse estendido duas vezes, a última para janeiro de 2025, garantindo que todas as frentes de investigação sejam aprofundadas.

*com informações da CNN

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Fucapi
Siga-nos no Threads
Youtube - Rede Onda Digital

| Compartilhar

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Mais lidas

- Anúncio -
- Anúncio -