As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

STF abre inquérito após Nikolas Ferreira chamar Lula de “ladrão”

STF abre inquérito após Nikolas Ferreira chamar Lula de “ladrão”

Nikolas disse em evento da ONU, em novembro de 2023, que Lula é “um ladrão que deveria estar na prisão”. (Foto: reprodução)

O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu um inquérito para investigar o deputado Nikolas Ferreira (PL) após uma fala dele contra o presidente Lula durante evento na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Em novembro de 2023, Nikolas chamou Lula de “ladrão que deveria estar na cadeia”.

A declaração foi feita durante discurso na “Cúpula Transatlântica”, organizado pela delegação da Guatemala. Na ocasião, Nikolas também criticou o STF. Sem citar nomes, o congressista disse que integrantes do Supremo “traíram o povo brasileiro”.

A Polícia Federal (PF) pediu a abertura de um inquérito à Suprema Corte pela declaração. O Ministério da Justiça alegou que o deputado cometeu o crime de injúria após fazer um “discurso ofensivo à honra” do presidente.


Leia mais:

STF mantém prisão de Valdemar Costa Neto, presidente do PL

Plínio Valério acusa STF de invadir competência do Legislativo e Flávio Dino reage  


O pedido foi protocolado na quarta-feira (07/02) e precisa ainda ser analisado pelo STF. Para a PF, o ataque de Nikolas Ferreira a Lula não envolve imunidade parlamentar e pediu prazo inicial de 60 dias para a investigação e deve começar a diligência colhendo depoimento de Nikolas.

O Código Penal prevê que, quando suposto crime de injúria é cometido contra o presidente da República, cabe ao ministério solicitar apuração. O pedido foi encaminhado no início de janeiro ao diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, por Ricardo Cappelli, ex-secretário-executivo da pasta, que substituía o então ministro, Flávio Dino.