O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), abordou as especulações sobre seu futuro político em entrevista ao programa Meio-Dia com Jefferson Coronel, da Rede Onda Digital, nesta sexta-feira (20/12). Durante o bate-papo, Lima deixou em aberto as possibilidades de seu próximo passo na carreira, destacando que a decisão final dependerá da avaliação popular e de articulações de seu grupo político.
Entre as alternativas cogitadas para Wilson Lima estão a disputa por uma das duas vagas ao ou a permanência no governo do Amazonas até o fim do mandato.
“O caminho natural de quem foi govenador e se reelege para um segundo mandato, é de ir para o Senado”, afirmou Wilson Lima.
Para o governador, sua escolha depende das conversas com seu grupo politico e, além disso, do apoio popular.
“Eu acho que o principal a ser consultado nesse processo é o povo, vai depender das pesquisas lá na frente. Se o eleitor entender que eu tenho que continuar meu mandato até o final, vou até o final. Agora se o povo avaliar o meu mandato e achar que posso dar minha contribuição no Senado, assim o farei”, disse Wilson.
“É claro que isso tambem depende de contruções políticas, das conversas que devo ter com meu grupo, para entender meu caminha”, completou ele.
Veja declaração do governador:
📌 "O caminho natural de quem foi governador é ir para o Senado", diz Wilson Lima, apesar de fazer ponderações pic.twitter.com/UNGmpU2bUI
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) December 20, 2024
Saiba mais:
- “Isso é algo criminoso”, diz governador Wilson Lima sobre possível boicote de profissionais no 28 de Agosto
- VÍDEO: Wilson Lima faz balanço da segurança no AM: “Nunca tivemos tanta apreensão de droga como nos últimos 3 anos”
Como Wilson Lima se tornou governador?
Antes de entrar para a política, o Wilson era conhecido dos amazonenses por seu trabalho como repórter e apresentador de emissoras de rádio e televisão no estado. Ele ganhou destaque apresentando o programa policial “Alô Amazonas”.
Em 2018, ele se afastou da televisão para concorrer ao cargo de governador pelo partido PSC. Ele foi eleito em segundo turno, em outubro do mesmo ano, com 1.033.950 votos (58,50% dos votos válidos), quando disputava a governança contra Amazonino Mendes, que teve 733.366 votos (41,50%).
Em 2022, ele concorreu à reeleição pelo partido União Brasil e disputou o segundo turno novamente, mas dessa vez contra Eduardo Braga (MDB), que atualmente representa o Amazonas no Senado Federal. Wilson Lima foi reeleito governador do Amazonas com 958.323 votos (56,99%), já Eduardo recebeu 723.282 votos, um total de 43,01%.
O segundo mandato de Wilson Lima se encerra em dezembro de 2026, e ele não possui direito à reeleição.