O nome da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) foi alterado pela Lei N° 3.224, de 13 de Dezembro de 2023 e, agora passa a se chamar como Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima) a partir da necessidade de incluir Manaus em agenda climática, segundo o secretário da pasta, Antônio Stroski.
“Nós olhamos para eventos que consideramos uma anomalia, aquilo que estava fora da normalidade (…) E foi aí que a gente decidiu, começando pela própria adequação do nome e olhando inclusive o próprio Ministério do Meio Ambiente, com a [ministra] Marina Silva, eles fizeram o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima”, explicou.
Stroski revelou que a Prefeitura de Manaus criou um Comitê de Mudanças Climáticas para discutir ações sobre o tema, inclusive, com outras cidades brasileiras. “Nós já editamos dois decretos, um decreto criando o comitê e outro designando quem é o titular de suplente de cada representação nesse comitê. Hoje, o comitê tem 18 instituições da prefeitura, ele é muito transversal”, disse ele.
Leia mais
Secretário da Semmasclima afirma que a antecipação dos focos de calor é preocupante
Além disso, o secretário da ‘Semmasclima’ também comentou sobre outras iniciativas do município que envolvem o meio ambiente e sustentabilidade.
“E aí tem outras iniciativas, por exemplo, nós estamos fazendo um novo Plano de Saneamento para Manaus, que está defasado. Também nós lançamos o Viva Mindu, que é a revitalização da bacia do Mindu, valorizando muito o plantio de árvores, a recomposição da mata ciliar de garapés, a recuperação de áreas degradadas, a conectividade para alimentos florestais. Além, do plano de ação climática, ele parte do inventário de gás de efeito estufa, todas as nossas emissões, faz análise de riscos, estabelece as diretrizes para mitigação e adaptação”, finalizou.