24.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Secretário da Semmasclima quer tirar Manaus do ranking das cidades menos arborizadas: “Um presente para o futuro”

Publicado em:

- Anúncio -

O objetivo do secretário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima) de Manaus, Fransuá Matos, é mudar o quadro de que Manaus está “entre as cidades menos arborizadas”.

“Vamos avançar nos canteiros centrais da cidade, nas próximas semanas, a população vai ver que vários canteiros vão receber esse tipo de trabalho da prefeitura de Manaus e com certeza esse trabalho é para as futuras gerações, isso aí vai ser um presente para o futuro”, garantiu, em entrevista ao Programa Meio Dia com Jefferson Coronel, nesta terça-feira.

Manaus é a terceira capital brasileira menos arborizada do país com apenas 23,90% de sua área arborizada, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010.

Segundo Matos, a capital amazonense enfrentou problemas históricos, com o crescimento desordenado da cidade, e sem o planejamento, a falta de calçadas, acaba dificultando ainda mais a arborização.

“Tem diversos problemas aí que às vezes impedem esse crescimento maior da arborização, mas vamos contornar essa situação principalmente plantando nos igarapés, nos canteiros centrais e nas áreas verdes”, pontuou.

Uma das iniciativas para mudar esse cenário, o ‘Programa Manaus Verde’ inclui a população manauara na arborização da cidade. A próxima parada será nesta quarta-feira (15/1), no Mini Shopping Compensa, na Avenida Brasil, zona oeste de Manaus, onde ocorrerá a distribuição gratuita de mudas à população.

“Inclusive já é um convite a toda a população, amanhã nós vamos estar no Mini Shopping da Compensa e lá nós levaremos um caminhão com centenas de mudas que são distribuídas gratuitamente de várias espécies, tanto arbóreas como frutíferas e a população é mais um eixo nesse esforço, de arborizar a nossa cidade porque ele vai levar para sua residência, geralmente vai plantar ou na frente ou no quintal e vai contribuir com todo o esforço da prefeitura em arborizar mais a nossa cidade”, explicou.

Aterro Sanitário

De acordo com Matos, estudos técnicos estão sendo realizados para que possam comprovar que o aterro tem mais alguns anos de vida útil ou uma outra alternativa em relação a isso, como a possibilidade de ter um “novo aterro”.

“Então, a própria Semulsp (Secretaria Municipal de Limpeza Urbana) está cuidando dessa situação, se for prolongar a vida útil, mas através de uma questão técnica, embasada justamente num estudo técnico. Como fiz parte durante quatro anos como presidente da Comissão do Meio Ambiente, várias audiências públicas dentro do seio da Comissão foram implementadas para discutir esse assunto, com ex-secretários, o próprio Paulo Farias, e não é tão simples assim, não é uma solução tão simples assim, demanda de estudos técnicos para virar”, complementou.

Localizado no KM 19 da rodovia AM-010, o aterro sanitário em funcionamento possui uma área estimada de 73 hectares. Diariamente, o aterro recebe em nédia 2,8 toneladas de resíduos sólidos. A administração do local é feita pela (Semulsp), que integra a estrutura da Prefeitura de Manaus.


Saiba mais: 

Hissa Abrahão vai liderar nova temporada do ‘Tribuna Livre’ na Rede Onda Digital

Zé Ricardo questiona cargo de secretário extraordinário de Sassá: “Qual é a função mesmo?”


 

Biografia

François Vieira da Silva Matos, mais conhecido como Fransuá, nasceu em 2 de abril de 1976. É graduado em Administração (Ufam), Especialista em Marketing Empresarial (Ufam), MBA em Gestão Corporativa com ênfase em Educação (Unicel), mestre em Engenharia de Produção.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
Fucapi

| Compartilhar

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Mais lidas

- Anúncio -
- Anúncio -