Em entrevista exclusiva ao Tribuna Livre, da Rede Onda Digital, o deputado federal Saullo Vianna anunciou oficialmente sua saída do União Brasil, partido ao qual também pertence o governador Wilson Lima. Segundo Vianna, o partido não representa mais uma “alternativa segura”, o que o leva a decidir que não permanecerá na sigla para a eleição de 2026.
Em sua declaração, o parlamentar destacou seu excelente relacionamento com os demais deputados do União Brasil e as amizades construídas durante os dois anos em Brasília.
“Tenho uma convicção certa de que não permanecerei no União Brasil na eleição de 2026. Tenho um ótimo relacionamento com os deputados do partido, criei amizades ao longo dos dois anos que estive em Brasília e continuarei tendo por conta dos laços que foram criados. O União Brasil não é mais uma alternativa segura, nem para mim e nem para os outros, mas isso aí cada um vai tomar sua decisão”, afirmou Saullo Vianna.
💬Saullo Vianna anuncia saída do União Brasil:
"Não é mais uma alternativa segura"⤵️⤵️⤵️ pic.twitter.com/tMWeCoRzBd
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) February 19, 2025
A relação entre Vianna e a União Brasil vem se deteriorando desde o ano passado, agravada pela tensão com a liderança estadual, representada pelo governador Wilson Lima. A situação se intensificou quando o deputado apoiou publicamente a candidatura do prefeito David Almeida (Avante) à reeleição em Manaus, contrariando o alinhamento partidário oficial.
Atualmente, Saullo Vianna integra o grupo político liderado por David Almeida e já deixou seu cargo em Brasília para assumir a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) em Manaus.
Saiba mais:
- Bolsonaro questiona inelegibilidade e chama Lula de “incompetente“
- Deputado Sidney Leite critica governo Wilson Lima por não citar Lula em projetos federais no AM
Saullo Vianna fala sobre sua relação com Wilson Lima
Na mesma entrevista, Saullo expôs detalhes sobre o distanciamento político com o governador Wilson Lima. Conforme o parlamentar: “ele não possui nenhum tipo de relação” com Wilson.
Durante a Entrevista, Saullo relembrou sua relação com Wilson Lima, desde que ocupava o cargo de deputado estadual, durante o primeiro mandato do governador.
“Quando estava na assembleia, tive a oportunidade de ser vice líder do governo e tive uma relação, durante os quatro anos como deputado estadual, muito próxima do governador, passamos muita coisa durante o primeiro mandato dele”, afirmou.

O deputado enfatizou que, apesar de ter mantido uma ótima relação e ter sido candidato em 2022 juntamente com o governador – contribuindo inclusive para a reeleição de Wilson Lima –, os caminhos deles mudaram.
“Quando chegou no ano de 2023, o distanciamento é natural, pelo fato de eu estar em Brasília e ele aqui na função. Continuei mantendo um contato, mesmo que distante”, afirmou Saullo.
Saullo Vianna acrescentou que a última conversa pessoal com o governador ocorreu entre junho e julho de 2024, ressaltando que, embora tenham seguido caminhos distintos por escolhas políticas e eleitorais, não houve um rompimento definitivo, mas sim uma separação natural de corrente de divergências quanto ao apoio a determinados candidatos.
“Ele seguiu o caminho dele e eu segui o meu caminho, nós tivemos um distanciamento pollítica eleitoral. Alguns candidatos que ele apoiava, eu não apoiei e vice-versa e a vida seguiu de forma natural, mas não teve nenhum rompimento, nenhum ponto direto, realmente foram escolhas políticas que nos distanciaram”, completou.