O deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) está oficialmente fora da disputa pela Prefeitura de São Paulo nas eleições de 2024. Ele confirmou a desistência após declaração de Bolsonaro sobre indicação de vice de Ricardo Nunes. Salles acredita que “não haja espaço” para concorrer.
“A pedido do presidente [Bolsonaro], eu me comprometi a não sair do PL e, por outro lado, em função da decisão do Valdemar [Costa Neto, presidente da legenda], o partido não abre mão de apoiar o Nunes. Então, fico fora”, declarou o deputado.
Essa é a segunda vez que o ex-ministro do Meio Ambiente do governo de Jair Bolsonaro (PL) desiste da candidatura. A primeira foi em junho do ano passado. Na ocasião, o deputado desagradou o PL ao “queimar a largada” e anunciar a candidatura sem autorização do partido, que já negociava apoio ao prefeito Ricardo Nunes (MDB).
Leia mais:
Bolsonaro será responsável por indicar vice de Ricardo Nunes
Bolsonaro defende “Salles prefeito” e indica ruptura com Nunes em SP
Em outubro, declarou que estava “de volta ao jogo”. A sua esperança era a simpatia de Bolsonaro, que chegou a pedir “Salles prefeito” na saída de um evento do PL em Brasília, e a articulação com o PRD.
Na segunda-feira (29/01), Nunes recebeu do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, um nome indicado por Jair Bolsonaro para o cargo de vice de Nunes, o coronel Ricardo Nascimento Mello, ex-comandante das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) e que presidiu a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp).
Além da definição do apoio a Nunes, o PL não concordou com a saída de Salles para disputar o pleito pelo PRD, fechando de vez as portas para a sua candidatura. O deputado precisava de uma carta de anuência da direção nacional para se desfiliar sem perder o mandato na Câmara.