Sabá Reis assumirá em janeiro a presidência do diretório estadual do PDT no Amazonas

O presidente do PDT e ex-ministro da Previdência Social, Carlos Luppi, marcou para o início de janeiro a posse do secretário municipal de Limpeza Pública, Sabá Reis, na presidência do diretório estadual do partido fundado por Leonel Brizola. Na mesma data, o ex-deputado estadual Luiz Castro assumirá a executiva municipal do PDT, em Manaus.
Com Sabá Reis, que vai deixar o Avante, partido liderado pelo prefeito David Almeida, também ingressam no PDT o presidente da Câmara Municipal de Manaus, David Reis (filho de Sabá) e o secretário-chefe da Casa Civil da Prefeitura de Manaus, Marcos Rotta.
O movimento dos aliados de David Almeida faz parte da estratégia para atrair novos partidos para uma eventual candidatura ao Governo do Estado em 2026, seja com o próprio David, seja com o vice-governador Tadeu de Souza. Atualmente, este grupo político está limitado a pequenos partidos, quase todos sem tempo de tv ou recursos dos fundos partidários. O PDT será o maior partido dessa eventual aliança.
Leia mais:
TCE-AM analisa nesta terça-feira as contas do governador Wilson Lima de 2023 e 2024
Aleam vota transferência de R$ 160 milhões do FTI para prefeituras do interior
PDT nacional quer foco em candidaturas a deputado federal
No último sábado (6/12) o PDT reuniu o diretório nacional para fazer um balanço de 2025 e projetar as primeiras ações para o ano eleitoral de 2025. Conforme Carlos Luppi, o foco será eleger uma bancada de ao menos 30 deputados federais e assim ultrapassar a cláusula de barreira e manter recursos dos fundos Partidário e Eleitoral, bem como acesso à propaganda eleitoral gratuita de rádio e tv.
“Temos que ter noção prática das nossas ações para superar a cláusula de barreira e ter, no Congresso Nacional, uma bancada fortalecida. É um dos nossos instrumentos de luta. Temos capacidade para resistir e enfrentar”, afirmou, ao anunciar a filiação do ex-senador e ex-presidente da Petrobras Jean Paul Prates, que ocorrerá em Natal (RN) na próxima sexta-feira (12).
“Candidaturas a deputado federal serão prioritárias no PDT em 2026”, completou. O indicativo da Executiva Nacional baseia a estratégia para superar a cláusula de barreira nas eleições.






