As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Fiscalização do vereador Rodrigo Guedes provoca protesto de flanelinhas na CMM

Parlamentar afirmou que prática deixou de ser voluntária e se tornou imposição, com valores de até R$ 50 por vaga
Fiscalização do vereador Rodrigo Guedes provoca protesto de flanelinhas na CMM

(Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

Flanelinhas realizaram um protesto nesta terça-feira (16/09), em frente à Câmara Municipal de Manaus (CMM), com alguns cartazes pedindo apoio dos vereadores para que a categoria seja reconhecida e tenha suas demandas ouvidas.

A manifestação, no entanto, foi alvo de críticas do vereador Rodrigo Guedes (PP), em suas redes sociais, que classificou a cobrança de pagamentos abusivos em eventos locais como “extorsiva e ilegal”.

Guedes relatou que foi cobrado diretamente pelos manifestantes durante a mobilização. O parlamentar afirmou que não pretende interceder pela atividade da categoria, alegando que a solução é simples:

“É só pararem de exigir que o cidadão pague por algo que não quer e não deve pagar e tá tudo bem”, escreveu.

O vereador também destacou que, em sua visão, a prática deixou de ser um serviço voluntário para se transformar em imposição. “Quando era um negócio saudável, quando ainda se perguntava ao motorista se ele queria que seu carro fosse reparado, era menos mal”.

“Posso reparar seu carro aí, meu patrão?!’ Era menos mal. Agora é: ‘é R$ 20 pra parar aqui!’. Aí não dá! Exigir 20, 30 e até 50 reais pra estacionar em local público não é trabalho!”, criticou.

Durante a manifestação, Guedes ainda ironizou os cartazes levados pelos flanelinhas, que continham erros de português. Um deles trazia a palavra “samos” em vez de “somos”. “Curiosamente, tem dois cartazes escritos ‘samos’. Um ‘samos’ logo depois do ‘somos’. Erro proposital?!”, questionou em tom sarcástico.

Ao encerrar suas declarações, o parlamentar disse que sua posição não é um ataque pessoal à categoria, mas sim um reflexo do clamor popular contra a prática.


Saiba mais:


Representantes da categoria

A Rede Onda Digital tentou contato com a Associação dos Guardadores e Lavadores Autônomos de Veículos do Amazonas (Aglavam) para ouvir representantes dos flanelinhas. Até o fechamento desta matéria, não houve retorno. O espaço permanece aberto para futuros esclarecimentos.

Fiscalização do vereador 

Em agosto deste ano, o vereador já havia denunciado a atuação de flanelinhas no Centro de Manaus. Na ocasião, ele registrou em vídeo a cobrança feita a motoristas para estacionar em via pública e classificou a prática como ilegal.

O parlamentar afirmou que recebeu inúmeras reclamações de cidadãos que se sentiam coagidos a pagar valores abusivos, reforçando que o espaço público não pode ser transformado em fonte de exploração. Durante o festival Sou Manaus Passo a Paço 2025, Guedes também esteve nas ruas fiscalizando a ação dos flanelinhas e divulgou imagens nas redes sociais.

Veja a publicação: