As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Rodrigo Guedes corrige prefeitura e diz que ‘Faixa Liberada’ já foi feita em 2013; entenda

Segundo o vereador, ele fez parte de um projeto parecido em 2013, quando atuava na secretaria municipal de Juventude, Esporte e Lazer
Rodrigo Guedes corrige prefeitura e diz que ‘Faixa Liberada’ já foi feita em 2013; entenda

(Foto: Montagem)

Durante a sessão plenária desta segunda-feira (1º/9), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Rodrigo Guedes (PP) voltou a destacar a importância da “Faixa Liberada” na avenida Getúlio Vargas, no Centro da capital amazonense.

O parlamentar elogiou a iniciativa, mas rebateu informações divulgadas pela prefeitura e pelo prefeito David Almeida (Avante), que afirmou ser a primeira vez que a cidade recebe esse tipo de espaço de lazer no coração da capital.

Segundo Guedes, a medida já havia sido implementada anteriormente, em 2013, durante sua atuação como subsecretário da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer. Na época, a ação foi instituída pelo então secretário Fabrício Lima, ainda que com duração reduzida.

“É uma ação extremamente positiva e importante. Manaus tem mudado muito em sua cultura, na prática de atividade física e de esporte, cada vez avançando mais. Até preciso relembrar o prefeito David Almeida, que ele fez um vídeo dizendo que pela primeira vez Manaus tem uma faixa liberada no Centro, na Getúlio Vargas. Alguém não informou o prefeito que essa faixa já teve, quando eu era subsecretário da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, em 2013, pelo ex-secretário Fabrício Lima”, declarou.


Leia mais:


O vereador explicou que, na ocasião, a faixa liberada durou de seis meses a um ano. A diferença, segundo ele, é que na época a cidade ainda não possuía uma cultura consolidada de caminhada, corrida e outras atividades esportivas, nem havia uma política de valorização do Centro Histórico.

Para Guedes, o cenário atual em 2025 é diferente:

“Agora essa junção desses fatores — a ideia de que Manaus está pulsando esporte, caminhada e atividades físicas, e a ideia de valorização — fez com que a faixa liberada tenha sido um sucesso”.