Na noite de quarta-feira (01/01), David Reis (Avante) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) pela segunda vez, para o biênio 2025-2026. O vereador Rodrigo Guedes (Progressistas), que também concorria ao cargo, utilizou as redes sociais para questionar o voto do vereador Eurico Tavares (PSD) e de outros parlamentares.
Guedes afirmou estar surpreso com a escolha de Eurico Tavares, ressaltando que sua postura durante a campanha indicava um compromisso com uma “política diferente”.
“Confesso que alguns votos me surpreenderam, como por exemplo, do Eurico Tavares, porque ele falou na campanha que faria uma política diferente”.
Sem citar nomes, ele falou de outros vereadores que seguiram o mesmo caminho de Eurico.
“Outros nomes também que uns meses atrás foram à sua casa, pediram votos e disseram que fariam uma política diferente, mas votaram num candidato que, se eles fizessem uma pesquisa nas redes sociais, respeitando o eleitor, veriam que, com certeza, 90%, 95% seria contra David Reis”, declarou o vereador.
Confira a declaração de Guedes:
📌Rodrigo Guedes questiona voto de Eurico Tavares para presidência da CMM: "Disse que faria uma política diferente" pic.twitter.com/iUn4pjqQOm
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) January 2, 2025
Rodrigo Guedes recebeu apoio de Capitão Carpê (PL), Rodrigo Sá (União Brasil), Sargento Salazar (PL) e Zé Ricardo (PT), mas foi derrotado por 35 votos a 5.
Escolha da mesa diretora da CMM
A eleição ocorreu logo após a cerimônia de posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos nas eleições municipais de 2024.
A mesa diretora também foi definida na mesma noite e ficou assim composta:
- Primeiro vice-presidente: Jander Lobato (PSD)
- Segundo vice-presidente: Raulzinho (MDB)
- Terceiro vice-presidente: Eduardo Assis (Avante)
- Secretário geral: Professor Samuel (PSD)
- Primeiro secretário: Everton Assis (União Brasil)
- Segundo secretário: Aldenor Lima (União Brasil)
- Terceiro secretário: Professora Jacqueline (União Brasil)
- Corregedor: Gilmar Nascimento (Avante)
- Ouvidor: Rosivaldo Cordovil (PSDB)
Saiba mais:
- Com vitória de David Reis à presidência da CMM, Wilson Lima perde influência na Câmara
- Com 35 votos, David Reis é eleito presidente da CMM pela segunda vez
Gestão anterior de David Reis
David Reis enfrenta resistência devido a episódios polêmicos em seu mandato anterior. Entre as críticas mais contundentes está a tentativa de construir um prédio anexo à CMM, com custo estimado em R$ 31 milhões. A proposta foi suspensa após uma ação judicial movida pelos vereadores Amom Mandel (Cidadania) e Rodrigo Guedes, sendo posteriormente ratificada pela desembargadora Socorro Guedes, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).
Outro ponto de controvérsia foi a distribuição de um “kit selfie” aos vereadores, composto por câmeras digitais e outros equipamentos eletrônicos, com custo de R$ 13,6 mil cada. A aquisição gerou investigação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que questionou a necessidade da despesa.
Além disso, houve a tentativa de alugar 41 picapes para uso dos parlamentares, também alvo de críticas pela população e por outros vereadores.